TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios Finanças

Artigo: Negócios Finanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

Finanças empresariais

O principal objetivo do fluxo de caixa é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos, aplicar os excedentes das alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez.

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de analise e avaliação de uma empresa proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa. As decisões tomadas relacionadas a compra, venda, investimentos, etc.,constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos.

Sem fluxo de caixa fica quase impossível planejar-se financeiramente.

E o custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício. Podemos dizer também que o custo de oportunidade refere-se ao valor liquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento de outra. Por exemplo, se uma empresa optar pela aquisição de uma maquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimento mais rentável.

Em outras palavras, quando decidimos comprar um determinado bem, alocando assim parte do nosso capital para adquiri-lo, estamos abrindo mão de investir esse dinheiro numa aplicação financeira, deixando assim de obter o maior retorno financeiro possível.

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por suas importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços.

Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial:

a) Orçamento de vendas: É a etapa inicial de todo o processo orçamentário e pode afetar a lucratividade da empresa. Trata-se de uma estimativa que determina quanto de um produto será vendido por um determinado preço e período.

b) Orçamento de produção: Finalizada a projeção de vendas, inicia-se a elaboração do orçamento de produção que consiste na formulação do plano de produção por tipo e unidade.

c) Orçamento de matérias-primas: O orçamento de matérias-primas contribui aos gestores do processo na avaliação da necessidade física de cada tipo de matéria-prima utilizada nos diversos produtos da linha alimentícia. Além disso, proporciona uma análise mais apurada, facilitando na tomada de decisão sobre a adequação dos estoques, baseado em políticas de estocagem definidas previamente. Para tanto, é necessário uma política de compras, considerando os recursos financeiros para investimentos no estoque, a capacidade de produção, bem como a finalidade de alcançar as metas operacionais dos gestores. Sendo assim, esse orçamento possui várias finalidades, podendo ser subdividido em consumo e custos de matérias-primas, compras e estoques.

d) Orçamento de mão-de-obra direta: O orçamento de mão-de-obra direta visa estabelecer a quantidade e o custo de horas trabalhadas aplicadas diretamente na produção, distribuídas por produtos, departamentos e períodos. Para a composição deste orçamento é necessário obter a produção por período, capacidade de produção hora/máquina e hora/homem. O orçamento de mão-de-obra direta também é baseado nas informações fornecidas pelo controle do departamento pessoal,como exemplo todos os custos contidos em folha de pagamento. Após o cálculo do orçamento, os custos totais de cada mês, serão transferidos para o fluxo de caixa projetado.

e) Orçamento dos custos indiretos de fabricação: Os gastos gerais de fabricação abrangem todos os custos fabris, no qual não são atribuídos diretamente no produto.

f) Orçamento do fluxo de caixa: O orçamento de caixa tem como objetivos básicos determinar o saldo de caixa no final do período orçado e estabelecer da maneira mais precisa valores e datas em que ocorrerão os pagamento e recebimentos.

g) Orçamento do balanço patrimonial: O orçamento do balanço patrimonial é apurado para verificação das contas patrimoniais de uma determinada instituição, igual à demonstração de resultado também compõem um conjunto de outros orçamentos.

Além de controlar é necessário planejar-se para realizar investimento, e saber qual será o período de tempo necessário para recuperar-lo (Payback Descontado ) que avaliando-se os fluxos de caixa descontados, demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro.

O planejamento tributário é outra ferramenta que auxilia no crescimento da empresa. Os tributos são receitas derivadas que o Estado recolhe do patrimônio dos indivíduos, usando do seu poder fiscal. Os tributos são o imposto, a taxa, a contribuição de melhoria, as contribuições sociais, as extra-fiscais, as para-fiscais, a contribuição do salário-educação, o empréstimo compulsório, os impostos extraordinários e outros impostos de competência residual da União.

O Imposto, é todo tributo que tem por fato gerador um ato particular independente de qualquer atividade estatal específica em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com