TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No funcionamento de uma economia de mercado

Resenha: No funcionamento de uma economia de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Resenha  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 12

Entender que a economia e sua influência no cotidiano das pessoas e das empresas são diferenciais para o profissional de áreas ligadas à gestão empresarial. A economia tem origem no grego “oikonomía” que significa a administração da casa, do Estado. É uma ciência social por analisar os resultados do comportamento das pessoas, empresas e governo a partir de acontecimentos econômicos, considerando que suas necessidades são ilimitadas frente à limitação de recursos disponíveis. A partir dessa limitação de recursos, os chamados fatores de produção, faz-se necessário estudar assuntos como: desemprego, inflação, crescimento, déficit público, economia internacional, dentre outros que levam à tomada de decisão de uma nação de quais bens e serviços devem ser produzidos, como produzi-los e para quem serão destinados. Ao decidir por quanto produzir, a economia em pleno emprego irá se deparar com várias alternativas de combinação dos fatores de produção, chamada de curva de possibilidade de produção, sendo que ao decidir empregar os fatores de produção em um tipo de bem, poderá diminuir a oferta de outro, tornando uma boa oferta de um bem e a escassez do outro. Esta decisão de direcionar a produção para um determinado bem ou serviço em detrimento de outro é chamado de custo de oportunidade, que é quanto uma economia se beneficiará pela escolha entre as alternativas.

No funcionamento de uma economia de mercado, há os fluxos reais, sendo o mercado dos fatores de produção pelo lado das famílias; e fluxos monetários pela oferta do lado dos empresários. O fluxo circular da renda demonstra a dinâmica dos fluxos reais e monetários na economia por meio da oferta de bens e serviços e oferta de serviços dos fatores de produção e seus respectivos pagamentos.

Para a classificação dos bens usa-se: bens de capital, que são os maquinários responsáveis pela produção, como a máquina que corta o papel numa indústria gráfica; os bens intermediários, compostos por insumos, matérias-primas e componentes que são incorporados ao longo do processo de produção para se tornarem bens finais, que serão disponibilizados para consumo; e os bens de consumo que podem ser duráveis, como um computador, ou não duráveis, como alimentos e produtos de higiene. Os fatores de produção são todos os recursos responsáveis para que haja o processo produtivo: terra, capital, tecnologia, trabalho e capacidade empreendedora.

A Economia cria interface com outras áreas do conhecimento. A biologia, por tratar a economia como um órgão vivo, dinâmico, que segue um ciclo; com a física, por utilizar estratégias para aceleração da economia, bem como analisar as forças que a motivam, entre outros; a matemática e a estatística contribuem com a verificação quantitativa das questões econômicas, por exemplo, o impacto que o aumento no preço de um bem causa na demanda pelo mesmo bem, ou a qual o comportamento da demanda de um bem considerando um aumento na renda do consumidor, e a probabilidade de acontecimentos na economia;

a política e o seu regime no país influencia as decisões econômicas; a história retrata as estratégias econômicas utilizadas em momentos diferentes e seus reflexos, possibilitando um melhor norteamento das decisões econômicas no presente, como o histórico inflacionário do Brasil, que até hoje é tratado com prioridade nas decisões políticas econômicas no País; a geografia indica os polos onde há maior concentração produtiva de determinado bem, princípio das vantagens comparativas; a moral, justiça e filosofia regem as relações econômicas historicamente até a atualidade como uma forma de promover a transparência e ética nas tomadas de decisão; a psicologia auxiliou e auxilia na compreensão do estudo do comportamento do consumidor individual, organizacional e institucional procurando desvendar como se processa a decisão de compra destes e quais aspectos psicológicos internos e externos os motivam a tais decisões.

Os estudos econômicos proporcionam uma maior compreensão de eventos sociais, tecnológicos, políticos, entre outros que cercam a economia de um país e sua relação com o mundo. Ao analisar a conjuntura econômica, situação atual que uma economia vivencia, deve-se considerar que todos os atores envolvidos, cidadãos, empresas, governos têm seus comportamentos influenciados pelas informações e acontecimentos que os cercam. Por meio do estudo do desenvolvimento econômico têm-se um panorama de longo prazo do nível de bem-estar de uma nação, bem como a melhoria das ferramentas para promovê-lo. A macroeconomia estuda as relações de curto prazo envolvendo os macroagregados econômicos como comportamento dos preços, nível de emprego e os setores que mais contratam ou demitem, consumo e investimentos agregados dos consumidores, empresas e governo, produto interno bruto entre outros. A economia internacional trata das relações comerciais entre os países e suas políticas comerciais bilaterais e multilaterais. Já a microeconomia estuda o comportamento dos preços, oferta e demanda em mercados específicos, importante para a definição do nível de produção e preço de venda dos bens e serviços.

Questão 1

Analise a afirmativa e escolha a alternativa

correspondente.

Os problemas econômicos fundamentais: o que e

quanto, como e para quem produzir são originados:

a) No sistema socialista.

b) Na curva de possibilidade de produção.

c) Na escassez de recursos produtivos.

RESPOSTA NA ESCASSEZ DE RECURSOS PRODUTIVOS C

Questão 2

É uma situação em que os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados na produção de bens e serviços garantindo o equilíbrio econômico das atividades produtivas.

Essa afirmativa corresponde ao conceito de:

a) Custo de oportunidade.

b) Curva das possibilidades de produção.

c) Fatores de produção.

d) Pleno emprego.

e) Bens de consumo.

RESPOSTA! d. Pleno emprego.

Questão 3

O fluxo circular da renda é formado a partir da união dos fluxos real e mo-netário da economia envolvendo as famílias e empresas, importantes atores da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com