TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas sobre o gerenciamento de recursos materiais e genéricos

Pesquisas Acadêmicas: Noções básicas sobre o gerenciamento de recursos materiais e genéricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.017 Palavras (21 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Neste trabalho apresentaremos na primeira etapa os principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais. Na segunda etapa a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores, visando a produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente e a importância da gestão de estoque e compras dentro da organização. Na terceira etapa apresenta a entrevista das empresas para mostrar como funciona a administração patrimonial, as sequências de suas operações, e como as empresas estão escolhendo a melhor forma de administrar suas instalações. E para finalizar as etapas mostraremos as definições referentes a Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos).

Palavras Chaves: administração dos recursos materiais e patrimoniais; sistema de logística; gestão de estoque e compras; entrevista das empresas; gerenciamento da cadeia de suprimentos.

ABSTRACT

In this paper we present the first stage the main concepts of management of material resources and assets. In the second step the best way to administer the system of integrated logistics company, so controlling a complex network of factors, in order to produce and distribute goods and services to satisfy the customer and the importance of inventory management and procurement within the organization. In the third stage presents the interview firms to show how asset management, the sequences of operations works, and how companies are choosing the best way to manage their facilities. And finally steps show the settings for Supply Chain Management (Supply Chain Management).

Key words: management of material resources and assets; logistics system; inventory management and procurement; interview enterprises; managing the supply chain.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................7

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS..................................................................................8

ETAPA 1 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS...9 AO 11

ETAPA 2 GESTÃO DE ESTOQUE E E COMPRAS..................................................11 AO 14

ETAPA 3 ENTREVISTA DAS EMPRESAS................................................................14 AO 18

ETAPA 4 GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO.............................19 AO 20

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................21

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................24

INTRODUÇÃO

A Administração de materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeiras e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios.

Compra de matéria prima, princípio fundamental para se ter uma Administração de Materiais bem sucedida. A compra, primeiro é feito uma seleção dos fornecedores de acordo com aqueles que melhor atendem as necessidades da empresa nas questões financeiras e materiais e depois é analisado o custo benefício da matéria prima, a execução da compra é feita em cima da demanda da empresa e tem suas entregas programadas para que os estoques não se acumulem, para que não haja necessidade de se ter um grande espaço para armazenamento e para que a produção não seja interrompida.

Dentre os temas na administração de materiais e logística, o objetivo é analisar e identificar as principais estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, conhecer o funcionamento da administração de recursos materiais e patrimoniais e a melhor forma de se administrar o sistema de logística de uma empresa, produtos e serviços que satisfazem os clientes, isso através de visitas a empresas e entrevistas com os responsáveis pela logística de cada uma e o gerenciamento de seus suprimentos.

Objetivos Gerais e Específicos

Elaborar uma Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor sugestões de melhorias.

Definir a importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais.

Definir a importância da gestão de estoque e compras dentro da organização.

Identificar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria como funciona a administração patrimonial, as sequências nas operações nas empresas escolhidas.

Definir o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management).

Etapa 1

Função do sistema de administração de materiais, o gerenciamento de estoques reflete quantitativamente os resultados obtidos pela empresa ao longo do exercício físico, tem a sua ação concentrada na aplicação de instrumentos gerenciais. No Brasil os primeiros estudos sobre a teoria de gerenciamento de estoques são da década dos 50 e de lá ate hoje tem sido muito, com resultados satisfatórios . Assim em qualquer empresa os estoques representam componente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com