TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de economia e finanças

Trabalho acadêmico: Noções de economia e finanças. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 10

NOÇÕES DE ECONOMIA E FINANÇAS

O QUE É ECONOMIA:

A ECONOMIAS ESTA PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA. Assim para compreen-la devemos conhecer alguns conceitos fundamentais.

POLÍTICA ECONOMICA  serve para

 Promover o desenvolvimento econômico

 Garantir o pleno emprego e sua estabilidade

 Equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior

 Estabilidade de preços

 Controle da inflação

 Promover a distribuição das riquezas e das rendas.

A POLITICA ECONOMICA PODE SER CHAMADA DE:

• ESTRUTURAL  quando visa modificar a estrutura econômica do pais chegando a regular o funcionamento dos mercados, extinguir ou criar empresas públicas e alterar a distribuição de renda;

• ESTABILIZAÇÃO CONJUNTURAL  quando objetiva administrar uma depressão econômica, combater a inflação e a escassez de produtos;

• EXPANSÃO  quando visa a manutenção ou à aceleração do desenvolvimento econômico.

AS PRINCIPAIS POLÍTICAS ECONOMICAS UTILIZADAS PELO ESTADO SÃO:

1. Política MONETÁRIA  CONTROLE DA OFERTA DA MOEDA E DAS TAXAS DE JUROS QUE GARATAM A LIQUIDEZ IDEAL DE CADA MOMENTO ECONOMICO, OU SEJA, É A MANEIRA COMO O ESTADO CONTROLA QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE CIRCULA NA ECONOMIA, o responsável pela Política Monetária é o BANCO CENTRAL, são três os OBJETIVOS

 Expansão econômica e pleno emprego

 Minimizar a inflação

 Equilibrar a balança de planejamento

1.1 - A política Monetária no Brasil, tem sido conduzida com base no REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO, em que a autoridade monetária orienta suas decisões de acordo com os valores realizados e projetados para a inflação, analisando diversos cenários alternativos para a evolução das principais variáveis que determinam a dinâmica de preços.

1.1.a – Base Monetária  É o indicador que controla o volume de dinheiro na economia, essencial para a formação e avaliação de uma política monetária.. É obtido pelo somatório de papel-moeda em poder publico, inclusive deposito à vista, considerando os encaixes mantidos pelo Banco Central.

1.1.b – Inflação  É um fenômeno que pode ser interpretado como um AUMENTO DOS PREÇOS gerais da economia, durante certo período de tempo, ocasionando a PERDA DO PODE AQUISITIVO DA MOEDA.

1.1.c  Deflação  É o contrário de inflação. Significa queda do nível geral dos preços e não de um ou outro produto isolado. Não se deve confundir deflação com desinflação  que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário.

Ex. Quando a inflação cai do patamar de 2% ao mês para 1,5%, pode-se dizer que houve DESINFLAÇÃO.

Já a DEFLAÇÃO é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa – a deflação é um processo mais continuo e está associada à recessão, ou seja, à queda da atividade econômica.

1.2 – Quem executa a política monetária é o BANCO CENTRAL (BC) e os instrumentos clássicos utilizados são:

a. Emissão de papel-moeda  É a forma primária da administração de política monetária, onde a autoridade monetária intervém diretamente no mercado. No Brasil, a autoridade monetária é o BC e cabe a ele a responsabilidade pela emissão de papel-moeda no Sistema Financeiro. Porém o BC não pode emitir papel-moeda sem critérios, pq isso faz com que o dinheiro perca o seu valor.

Para que ele emita moeda, é necessário um lastro, o qual é representado pelo crescimento real da economia (PIB) – será estudado no próximo capitulo . A quantidade de papel-moeda que o BC pode emitir, sem gerar inflação, tem a ver principalmente com a taxa de juros de crescimento do PIB. O BC só pode emitir papel-moeda quando:

a.1 – Gasto excessivo do Governo  O governo possui um orçamento que contempla as estimativas de entradas de recursos (.. via impostos arrecadados) e da saída de recursos (.. pagamentos dos gastos públicos)

Quando o governo gasta mais do que arrecada, ele precisará de dinheiro, extra (fora do previsto no orçamento original) para pagar seus dispêndios adicionais. Assim, nesta situação, o governo emite títulos de dívida e com isso aumenta a divida pública interna, porém, o governo Tb pode solicitar ao BC que gere mais moeda a fim de custear seus gastos.

a.2 – Compra do excesso de moeda estrangeira que entra em nosso pais  Quando em nosso pais ocorre a entrada de moeda estrangeira superior à saída, o real pode tornar-se excessivamente valorizado. Assim o BC imprime reais os quais serão utilizados para comprar essa moeda estrangeira excedente. (falaremos mais a frente quando explicar a política cambial). .

a.3 – Empréstimos de recursos aos bancos comerciais  É quando alguma banco esteja passando por problemas de liquidez (escassez de recursos) o BC poderá emitir moeda e emprestar a essa instituição financeira.

Um fator limitador para a emissão de papel-moeda diz respeito à capacidade da economia em absorver o dinheiro que entra em circulação no sistema financeiro. Por isso, o BC precisa acompanhar de perto a produção nacional à fim de promover um equilíbrio entre a produção, o consumo e a oferta de dinheiro. Se houver um desequilíbrio entre esses três fatores, corre-se o risco de entrarmos em um processo inflacionário que poderá trazer prejuízos ao país.

b. Controle da taxa de juros  A taxa de juros que regula a nossa economia é a TAXA SELIC. Ela também representa a taxa de remuneração dos títulos públicos federais.

O controle da taxa de juros representa outro mecanismo de que dispõe o BC para executar a política monetária. Assim, quando deseja estimular o consumo ele diminui a taxa de juros (SELIC); e quando deseja frear o consumo , ele aumenta a taxa (SELIC).

Ex. compra de uma carro se não tiver todo $ financio o que falta...mas se a taxa de juros encarecer muito o valor , talvez ficamos desestimulado a pagar a prazo, preferindo economiza mais (poupar) antes de realizar a compra do carro.

Ex. o mesmo ocorre com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com