TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço de pagamentos

Artigo: O Balanço de pagamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O Balanço de pagamentos é o registro contábil de todas as transações de um país com outros países do mundo, registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, services, capital financeiro, bem como transferências comerciais.

Conta corrente tem a função de registrar as estradas e saídas devidas aso comércio de bens e services, bem como pagamentos de trasferências, esta que por sua vez se subdivide em sub contas sendo a commercial (registra todas as exportações e importações de mercadorias) e a de service (registra o montante pago pelo país por services prestados por estrangeiros, como services de transporte, service de assistência técnica, os juros pagos pelos emprestimos entre outros.)

2 – A OMC tem a função de controlar o Mercado mundial através de limitações nos preços dos produtos – mínimo e máximo. Ainda presta assistência aos governos afim de facilitar as negociações comerciais.

3 – O Programa Bolsa Família se tornou um dos principais programas de combate a fome no Brasil, ele tem como principal meta a de trasferência direta de renda com condicionalidades, com a finalidade de beneficiar familias em situação de pobreza e extrema pobreza. Além disso tem como meta promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, de saúde, educação e assistência social;

Combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; Estimular a emancipação sustentada das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza; Combater a pobreza; Promover a intersetorialidade, a complementaridade e a sinergia das ações sócias do Poder Público. (art. 4º do decreto nº 5.209 de 17 de setembro de 2004)

Mas, além de reduzir a pobreza, a transferência de renda deveria ser considerada apenas uma etapa inicial, que precisa seguir para a fase seguinte, que é a inclusão socioeconômica sustentável dessas famílias. O governo precisa investir em meios para a criação de condições para que as populações mais pobres se organizem e se capacitem a ponto de superarem seus problemas e se desvincularem do programa. Sendo este uma das maiores críticas, pois o programa passou a assumir um caráter assistencialista e eleitoreiro, por estar prolongando a primeira fase, que seria o fornecimento da bolsa seguido da Promoção da Inclusão que está bem aquém do que foi previsto para o programa.

4 - Desenvolvimento sustentável é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.

A partir de problemas no desequilíbrio ambiental pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente fosse degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:

• Atender às necessidades fisiológicas da população;

• Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;

• Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;

• Preservar os recursos naturais;

• Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;

• Criar programas de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com