TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos, ações e importância do marketing social e cultural

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos, ações e importância do marketing social e cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

2. CONCEITOS, AÇÕES E IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL E CULTURAL

O Marketing Social que é também chamado de Marketing para Causas Sociais em outros países, tem como foco empenhar o mercado a relacionar uma marca ou instituição a uma causa social. Este tipo de atividade pode acontecer por meio de campanhas relacionadas à prevenção de saúde, ao estímulo à leitura, doações, parcerias com entidades filantrópicas, etc. (MARKETING SOCIAL, s/d).

Trevisan (2002) coloca que o marketing social visa à definição da correta aplicação dos recursos em uma causa especifica, de modo a tornar esta atuação social mais eficiente, possibilitando a criação de uma identidade perante o publico, o que se difere de uma política de doações ou de assistencialismo aleatório, a qual pode gerar dificuldades para o consumidor associar a imagem da empresa a um projeto social específico.

Neves (2001) aponta que o marketing social tem por função criar uma imagem positiva da empresa no imaginário do consumidor, através de ações construtivas à sociedade e comportamento ético derrubando barreiras pré-existentes. O marketing social não “fala” para a sociedade, mas sim “faz” pela comunidade, o qual “fala” para a sociedade, ao contrario do conceito de marketing institucional, o que implica falar de si, podendo ser contraproducente em algumas situações. Entretanto, podem haver momentos em que isso será o ideal a ser feito, e que estas duas ações sejam aplicadas em um mesmo plano.

De acordo com Nery (2010), o Marketing cultural é conhecido como um instrumento de comunicação que se aplicado com discernimento e honestidade oferece vantagens para os seus patrocinadores, artistas, produtores e o cidadão. Ao desenvolver uma ação de marketing se utilizando de qualquer aspecto cultural, surge então o marketing cultural. Esse tipo de técnica vem crescendo e ganhando potencia em meio às empresas por apresentar soluções baratas com relação a três novas necessidades do mercado, sendo elas: “a necessidade de diferenciação das marcas; a diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e a necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis”.

O mercado atual exige cada vez mais que as empresa estejam atentas e dispostas a se adequar às novas demandas da sociedade. Sendo assim, levar em consideração apenas a qualidade do produto é sinônimo de decretar falência a empresa. Diante da atual competitividade mercadológica, o marketing deve valorizar a marca e melhorar a imagem de uma empresa, para assim conquistar e fidelizar clientes capazes de aumentar as vendas e maximizar os lucros (NERY, 2010).

Segundo a mesma autora, para se diferenciar e desenvolver um projeto cultural precisa-se possuir alguns valores com relação ao projeto, tais como: “tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade, singularidade, cidadania etc”. Sendo assim é essencial que uma ação de marketing se enquadre no perfil da empresa. Para a autora uma marca que já se encontra bem posicionada e conceituada no mercado, contém diversos valores os quais podem ser agregados à outra marca (a patrocinadora) a ela vinculada, de modo que essa junção de marcas culturais permite que o público se identifique de forma eficaz com o trabalho realizado.

Neves (2001) apontam que nos EUA e na Europa o marketing social é tido como questão fechada, ou seja, se uma empresa não investe em ação social o consumidor tende a adquirir produtos daquela empresa que aplica parte de seu tempo e dinheiro em prol da comunidade. As empresas que somente se preocupam em oferecer um bom produto correm o risco de perder o mercado para as concorrentes que oferecem suas mercadorias ou serviços com a mesma qualidade, valor e desenvolvem projetos sociais.

Trevisan (2002) aponta que as organizações que souberem fazer uso do marketing social em sua estratégia de comunicação, vão estar um passo a frente das outras, de modo que as primeiras empresas que realizarem este investimento serão as primeiras a abraçar as causas de maior impacto, as "melhores causas", sob o ponto de vista do marketing. Os que ficarem para trás nesse processo arcarão com as causas de menor impacto ou terão a necessidade de realizar constantes pesquisas a fim de encontrar novas oportunidades.

3. ESCOLHER EXEMPLO DE MARKETING SOCIAL E CULTURAL NA INTERNET, COPIAR EXEMPLO E COMENTAR.

Itaú incentiva a leitura para crianças

Campanha, idealizada pela DPZ, mostra várias situações inusitadas vividas por conhecidos personagens do público infantil

Personagens infantis dão o tom da nova campanha do Itaú, criada pela DPZ. A ação, que tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças, também divulga o programa Itaú Criança, criado pela Fundação Itaú Social há sete anos. A iniciativa conta com a distribuição de livros para clientes e não clientes do banco.

A comunicação é composta por filme, anúncios, peças de mídia online, ações em redes sociais, spots, encartes, mídia exterior e aplicativos para smartphones.

No comercial, os personagens clássicos das histórias infantis aparecem em uma sala de espera, aguardando até que algum adulto comece a ler suas histórias para uma criança. Os personagens aparecem em situações inusitadas: o mago é visto brincando com cartas de baralho, enquanto o cavaleiro medieval toma um cafezinho. A Chapeuzinho Vermelho lixa as unhas enquanto espera, e o Lobo Mau ler um jornal.

A assinatura é “Tem um monte de histórias esperando para serem lidas. Só depende de você.” No final, chega à vez da Princesa, que também estava na sala de espera, entrar na história que um pai está lendo para sua filha.

Além do comercial, foi criado para a internet um vídeo reforçando a importância da leitura de histórias no desenvolvimento das crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com