TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Diante da atual competitividade existente no mercado de trabalho, as organizações se tornam cada vez mais exigentes, requerem determinadas habilidades de seuscolaboradores, além de competências técnicas, um perfil flexível e adaptável. Se o funcionário não tiver motivação, dificilmente conseguirá alcançar resultados expressivos.Motivação é indispensável para toda empresa que deseja vencer obstáculos no século XXI.

Segundo Bateman e Snell, para que se obtenham melhores resultados na produtividade de uma empresa o funcionário precisa ser incentivado.“Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir as metas de desempenho.Com habilidade e entendimento adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva.“(Bateman/Snell, 1998, p. 360)”.

O capital humano é uma das ferramentas principais de uma organização, é ele que irá colaborar com suas competências e inteligência para a eficácia organizacional, e para tanto se faz necessário que as pessoas estejam motivadas e satisfeitas. Procurar investir nesse capital é uma maneira de desenvolver a base que sustenta a pirâmide organizacional.

Este artigo tem como objetivo enfatizar a influência da motivação na produtividade, bem como, a partir de literatura científica apontar meios de manter a motivação dentro das empresas, para tanto a pesquisa foi desenvolvida a partirde conceitos fundamentais da administração, tendo como base autores que pesquisam sobre o tema, como Chiavenato entre outros. O tema abordado visa analisar a importância de garantir a motivação dos funcionários nas organizações. O artigo estrutura-se nos seguintes tópicos: Motivação, Teorias da Motivação, Importância da Motivação nas Organizações,

O objetivo da metodologia consiste no procedimento utilizado para a realização da pesquisa.O presente trabalho apresentapesquisa bibliográfica, buscando analisar e explicar o tema através de literatura já publicada em forma de livros, artigos, revistas e pesquisas online, que abordam o assunto em questão.

O trabalho será baseado nos conceitos fundamentais da administração com enfoque na motivação do trabalho, tendo como base autores que pesquisam sobre o tema, tais como, Chiavenato, Idalberto, James, Edward e Márcia Regina.

1- MOTIVAÇÃO CONCEITO

A palavra Motivação vem do latim motivos muvire que significa deslocar-se, move-se. As primeiras pesquisas feitas sobre o tema motivação tiveram inicio na década de 50 através de Abraham Maslow, que desenvolveu uma teoria direcionada às necessidades humanas que para ele estavam organizadas hierarquicamente.

É difícil definir o conceito de motivação uma vez que e muito utilizado com diferentes sentidos. De modo geral a motivação e tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos que da origem a um comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com