TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cripto Moedas

Por:   •  21/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

BRENDA BIANCARDI RODRIGUES

CRIPTO MOEDAS

Vitória

        2022        


BRENDA BIANCARDI RODRIGUES

CRIPTO MOEDAS

Trabalho teórico sobre Cripto Moedas da disciplina de Economia da Engenharia, curso de graduação em Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Economia da Engenharia. Prof. Sandro de Freitas Nascimento.

Vitória

2022

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO                  4

2         SURGIMENTO E O QUE SÃO CRIPTO MOEDAS?                  4

3         APLICAÇÃO DO ATIVO NO MERCADO                   6

4          PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O MERCADO          8         CRIPTO E O DE AÇÕES? 

5         VOLUME DE NEGOCIAÇÃO E PERFIL DO INVERTIDOR                   9

6         CONCLUSÃO                  14

         REFERÊNCIAS                  15          

  1.       INTRODUÇÃO

As moedas digitais vêm sendo consideradas o futuro do mercado financeiro. A mais conhecida delas, o Bitcoin, chega a valer milhares de reais, e os investimentos neste e em outros ativos do gênero crescem a cada dia. Sendo assim, conhecer a história das criptomoedas é importante para quem deseja aprender mais sobre novos investimentos na atualidade.

  1.       SURGIMENTO E O QUE SÃO CRIPTO MOEDAS?

No ano de 2008, os Estados Unidos estavam enfrentando uma grande crise financeira, a qual, inclusive, levou à falência o Lehman Brothers, quarto maior banco de investimentos do país. Esse cenário gerou instabilidade global, e os preços das ações de vários outros bancos começaram a desabar na bolsa de valores.

Paralelamente a tal confusão, era lançada no mercado a primeira criptomoeda do mundo, o Bitcoin. Devido à proximidade dos acontecimentos, que ocorreram com semanas de diferença, economistas sugeriram que pudesse existir alguma relação entre eles. Assim, muitos acreditam que o Bitcoin surgiu como resposta à crise da época.

Todavia, com o tempo, outros especialistas em finanças defenderam que os eventos não estavam interligados e apenas ocorreram, coincidentemente, no mesmo período.

Discussões relacionadas à criação de criptomoedas existem desde a década de 1980, sendo que o conceito sobre o assunto foi descrito pela primeira vez em 1998. Entretanto, apenas anos depois é que seria criada a primeira moeda digital no formato que conhecemos atualmente.

O Bitcoin deu origem ao mercado de criptomoedas e é o ativo mais conhecido e valorizado desse universo. Ele foi idealizado por Satoshi Nakamoto e lançado oficialmente em outubro de 2008.

Até hoje, no entanto, ninguém sabe ao certo quem é Nakamoto, pois ele nunca se apresentou publicamente. Inclusive, o nome pode ser de uma pessoa ou de uma equipe de desenvolvedores.

Quando o Bitcoin surgiu, ele valia apenas alguns centavos de dólar e muita gente não acreditava em seu potencial. Com o tempo, a moeda começou a se valorizar e ser usada em diversas transações. Isso fez com que fossem criadas diversas outras criptos como alternativa para o Bitcoin. Esses ativos novos são chamados de altcoins.

Atualmente, algumas das altcoins mais populares são:

  • Ethereum;
  • Binance Coin;
  • Tether;
  • Solana;
  • Cardano;
  • XRP;
  • Polkadot;
  • USD Coin;
  • Dogecoin.

Criptomoedas são moedas digitais criadas usando protocolos que oferecem suporte a transações seguras e à prova de fraude, sem a necessidade de intermediários, como por exemplo os bancos.

A maior parte das criptomoedas são apoiadas pela tecnologia Blockchain, que surgiu com a primeira criptomoeda funcional do mundo, o Bitcoin.  A tecnologia Blockchain permite uma descentralização natural das criptomoedas, ou seja, isso significa dizer que as criptomoedas praticamente são a prova de interferência do governo, assim como também são seguras contra confiscos e falsificações.

No caso do Bitcoin podemos considerar também que se trata de uma moeda imune a inflação, tendo em vista que ela possui uma quantidade de moedas limitadas.

A principal diferença da criptomoeda em relação a uma representação virtual do dinheiro estatal (seja no internet banking ou em um aplicativo de pagamentos) é a possibilidade de ter a própria custódia dos valores.

  1.       APLICAÇÃO DO ATIVO NO MERCADO

Devido ao fato de ser um sistema totalmente descentralizado, que está ao alcance de qualquer usuário com internet, as criptomoedas são a maior revolução nos processos de transações bancárias, em especial devido à tecnologia de Blockchain que pode ser utilizada com diversas finalidades além dos sistemas de criptomoedas.

Com a promessa de uma tecnologia disruptiva, muitas firmas do mercado financeiro, bancos, seguradoras e firmas de investimento estão interessados em soluções que usam a tecnologia do blockchain.  A grande justificativa é que essa tecnologia muito efetiva para reduzir custos, uma vez que, os intermediários de transações bancárias, por exemplo, tornam o processo custoso e complexo.

O mercado de criptomoedas cresceu e hoje é uma alternativa atrativa para investidores que desejam diversificar o portfólio de ativos em renda variável. Ele apresenta diversas particularidades quando comparado ao mercado de ações que estamos acostumados a acompanhar. A começar pela emissão dos ativos, que é feita por uma rede própria e totalmente digitalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com