TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DAS CRIPTO MOEDAS

Por:   •  29/8/2018  •  Artigo  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE NOVA ROMA

UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DAS CRIPTOMOEDAS

 

Recife

2018

[pic 2]

FACULDADE NOVA ROMA

Marcelo Regis Soares

Wesley vicente da silva

UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DAS CRIPTOMOEDAS

Trabalho como parte avaliativa da disciplina de Metodologia Científica.

  

Recife

2018

  SUMÁRIO

 

1. RESUMO................................................................................................................ 3

2.INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

3.REVISÃO DE LITERATURA................................................................................... 6

4.CONCLUSÕES FINAIS…………………………...…………………………………….10

5.REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ....................................................................... 11

RESUMO

Levando em consideração o atual cenário de análise crítica dos fenômenos de globalização e transnacionalização, em especial, o fato econômico publicado em março de 2017 no qual se verificou que, pela primeira vez, o bitcoin ultrapassou o valor de mercado do ouro, o presente artigo objetivou verificar como as criptomoedas vem ganhando espaço no cenário econômico, necessitando ser avaliada, tanto pelo viés econômico quanto jurídico, no tocante às suas vantagens e desvantagens. Outrossim, analisou-se a evolução da moeda e o papel desta em se adequar às necessidades sociais, os porvindouros ativos financeiros e sua natural evolução para o mundo cibernético. Assim, vistas as reverberações no mundo jurídico, o presente artigo entendeu que tal objeto, mesmo que imaterial, em primeiro momento, não pode ser execrado, mas celebrado como uma nova maneira de possibilitar a aproximação econômica de blocos distintos, democratizando, assim, as relações econômicas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Criptomoedas, Moedas Virtuais, Legislação, Mercado Financeiro.

INTRODUÇÃO

Desde o início das civilizações a necessidade de trocas e transações econômicas foram sofrendo várias modificações, acompanhando as evoluções tecnologias e de relações interpessoais. Nesse contexto, com a evolução da internet, as crises econômicas e a insegurança relacionada às transações financeiras e bancárias surgiram as moedas virtuais, entre elas, as criptomoedas que propoem um meio de pagamento alternativo com o intuito de reduzir custos de transações monetárias, livre de falsificações, sem intermédio de terceiros e de forma descentralizada, proporcionando uma moeda unificada e de fácil acesso (BARROS, 2017).

Desenvolvidas a partir de uma rede de computadores descentralizadas as criptomoedas são configuradas por pontos de conexão articuladas e conectadas via P2P[1], estes registros são operados em cadeiras de blocos de algoritmos que processam os dados por meios de criptografias, sendo a inovação financeira mais importante do momento atual, requerendo forte capacidade de processamento e conhecimento para operá-las (PIRES, 2017).

        Surgindo após a crise imobiliária sofrida no Estados Unidos e no mundo como uma alternativa para suprir a desconfiança que vários investidores adquiriram em relação às instituições e autoridades monetárias estatais, sendo utilizada pela iniciativa privada como meio de extinguir a obrigação patrimonial e realizar a circulação de crédito (VARELA, 2015).

        Desde o seu surgimento, as criptomoedas vem crescendo exponencialmente ultrapassando diversas expectativas, bem como trazendo novos adeptos, mas também fazendo que surjam diversas indagações e insegurança referente a sua confiabilidade, sua segurança jurídica e financeira, diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar como as criptomoedas vem ganhando espaço no cenário econômico, necessitando ser avaliada, tanto pelo viés econômico quanto jurídico, no tocante às suas vantagens e desvantagens.

        Por se tratar de um tema emergente e de grande importância no cenário econômico e financeiro, que necessita de um conhecimento tecnológico inerente ao profissional de Tecnologia da Informação despertou o nosso interesse em aprofundar nosso conhecimento sobre o mesmo.

        O presente estudo foi realizado através da revisão bibliográfica de diferentes bases de dados com os seguintes descritores “Criptomoedas”, “Moedas Virtuais”, “Legislação”, “Mercado Financeiro”, incluindo os artigos nos últimos 5 anos nas línguas portuguesa e inglesa que contemplavam o tema.

REVISÃO DE LITERATURA

2.1 - CriptoMoedas

        A origem da moeda permanece um mistério sem datação específica, porém existem evidências históricas de sua utilização ao longo do tempo. O aperfeiçoamento de sua utilização acompanha a evolução da civilização bem como seus materiais e suas formas de utilização. Para permitir seu processo de troca as mesmas necessitavam de características físicas para demonstrar seu valor, estas eram valorizadas de acordo com seu período histórico (SILVEIRA, 2015).

Impulsionada pela crise financeira internacional devido à globalização neoliberal ocorreu a instabilidade do valor das moedas, gerando uma insegurança econômica. Surgindo incertezas no capitalismo. O surgimento de tecnologias baseadas em algoritmos criptográficos em transações financeiras representou uma reação a falta de limites e regras impostas pelo capitalismo global, buscando estabilidade no valor das moedas. Criado em 2008 por Satoshi Nakamoto, o bitcoin

que é uma criptomoeda criptografada capaz de subverter e transgredir a regulamentação jurídica de estados e agentes financeiros globais territorizados (PIRES, 2017).

De acordo com com Silveira (2015, p.28) definiu a Bitcoin, através da análise e citação de outros autores como:

“A Peer-to-Peer Electronic Cash System” de Satoshi Nakamoto propondo a criação de uma moeda eletrônica sem vínculo com autoridade monetária, tão pouco emitida por bancos ou instituições financeiras privadas. Essas mudanças inevitáveis no paradigma econômico se mostraram extremamente dinâmicas.Bem como outras esferas da vida contemporânea tornaram-se digitais, a moeda também evoluiu. Para Schlichter (2012) o conceito de Bitcoin pode ser entendido como um dinheiro intangível criado na internet, uma commodity criptográfica. Para ele trata-se de uma moeda criada digitalmente, completamente descentralizada, que existe somente no ciberespaço. Ela é produzida e gerida pelos computadores conectados à rede mundial, os quais formam a rede Bitcoin. Segundo Ulrich (2013) trata-se de um sistema de pagamento peer-to-peer que permite que as transações sejam assinadas digitalmente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (719.2 Kb)   docx (503.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com