TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E QUANTITATIVAS

Por:   •  20/3/2022  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E QUANTITATIVAS

DISCIPLINA: ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE

PROF. JOSÉ NATANAEL FONTENELE DE CARVALHO

LUCAS ANDRÉ AGUIAR DA SILVA

RESUMOS

PARNAÍBA-PI

2019

LUCAS ANDRÉ AGUIAR DA SILVA

RESUMOS

Trabalho apresentado ao Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, à aprovação na disciplina Economia Piauiense.

PARNAÍBA-PI

2019

INTRODUÇÃO

O Governo do Estado por meio da secretaria do Planejamento, juntamente com entidades governamentais, sociedade civil organizada e outras representatividades, elaboraram e publicaram em 2013 o Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Estado do Piauí – 2050.

O Plano visa buscar soluções para a construção de um futuro com ações integradas em um período continuo de desenvolvimento.

O que se pretende é explorar os setores em que o Estado apresenta com vantagens e que possa criar condições para que os empreendedores possam obter ganhos relativos em relação aos outros estados.

O presente trabalho pretende oferecer ao leitor os principais pontos apresentados e considerados estratégicos para o Estado, sendo agronegócio, mineração, energias renováveis e gás natural, turismo e infraestrutura de transporte e logística, e, assim, apresentar uma análise crítica sobre os pontos acima descritos.

PROJETOS PRIORITÁRIOS

As perspectivas para o pleno desenvolvimento do Estado piauiense passam por um conjunto de projetos que se interligam, inicialmente apresentando uma infraestrutura de transporte e logística eficiente, sendo este o eixo que molda e flui para a eficiência e viabilidade das demais etapas.

Através de uma estrutura eficiente para o transporte, os demais segmentos obterão um melhor desempenho, fazendo assim um ciclo de investimentos e melhoria conjunta da economia.

O plano elaborado trata os projetos como “carteira de projetos dos segmentos prioritários”, na qual tem prioridade cinco segmentos: agronegócio, mineração, energias renováveis e gás e o turismo, onde serão esplanadas a seguir.

AGRONEGÓCIO

A agricultura tem um papel importante para a economia piauiense e que vem em grande crescimento, principalmente na região sul do estado.

Nesse aspecto vem acompanhando o crescimento exponencial que obteve a agricultura no Brasil, que dentro de uma década cresceu 365%, de 23 bilhões para 108 bilhões de reais.

O estado piauiense apresentou nos últimos anos elevadas taxas de produção no ramo da agricultura, especialmente os relacionados com soja, milho, cana e algodão e mais no norte do estado a produção de frutas (acerola, melancia, manga, outros) com a implantação do projeto Tabuleiros Litorâneos.

Tendo em vista a crescente demanda por esses produtos, os objetivos gerais do projeto de investimentos que compõem o PDES-PI são ampliar a produção de grãos no cerrado piauiense, melhorar e estabilizar a produtividade e agregar valor no ramo do agronegócio piauiense.

MINERAÇÃO

No estado piauiense a maior riqueza mineral constada e em exploração corresponde ao grupo dos minerais não-metálicos que são produtos básicos ligados à construção civil e aos recursos hídricos.

O Estado apresenta elevados níveis de minério de ferro e manganês, onde grandes empresas multinacionais, através de pesquisas detectaram.

As reservas de calcário e demais matérias-primas utilizadas na construção civil, dando destaque para o calcário, concentram grandes quantidades na região, na qual o objetivo geral dos projetos voltados para a exploração mineral é amplia-la, agregando valor na cadeia da mineração do Estado.

ENERGIAS RENOVÁVEIS E GÁS

O estado do Piauí tem grande potencial para geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em destaque a já implantação de parques eólicos no litoral piauiense e fotovoltaicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com