TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Estatística em Aulas Desenvolvidas com Base no Ensino Remoto

Por:   •  5/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.453 Palavras (22 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 22

O estudo da estatística em aulas desenvolvidas com base no Ensino Remoto

Daniele Gonçalves

Samara Schrenk

1 Introdução

Devido à chegada da pandemia por conta da doença COVID - 19, as aulas presenciais foram suspensas e após discussões e planejamentos, passaram a ser ofertadas em forma de Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP). Foi nesse contexto que pudemos realizar parte do estágio obrigatório do curso, sendo apresentada a nós a possibilidade de vinculação das atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Básica 3 com o programa Residência Pedagógica, da Capes, do qual optamos por participar.

Nesse contexto, realizamos as atividades referentes ao programa Residência Pedagógica, associadas ao Ensino Médio. Participam do programa algumas escolas e professores da Educação Básica do município de Toledo – PR, que nos oportunizaram momentos de encontro com os alunos no âmbito da disciplina de Matemática, por meio de reuniões realizadas na plataforma Google Meet, para realizarmos a regência.

A proposta para as regências foi de produzirmos aulas síncronas e assíncronas  com temáticas da matemática que frequentemente são abordadas nas questões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo os conteúdos relacionados às seguintes temáticas: Estatística, Funções, Sistemas de Equações Lineares, Geometria e Trigonometria.

A partir da definição dessas temáticas, fomos orientadas a abordar conteúdos da Estatística. Neste capítulo, pretendemos apresentar e caracterizar as atividades desenvolvidas durante o segundo semestre de 2020, bem como relatar as reflexões de como foi nossa experiência como estagiárias/residentes nesse contexto educacional diversificado, diferente do que estávamos acostumadas a vivenciar.

2 Ensino de estatística na educação básica: importância e preocupações 

A estatística é a ciência que mais se preocupa com a organização, descrição, análise, coleta e interpretação de dados experimentais, visando sempre à tomada de decisão. 

Segundo Neto (2002), o fato de considerarmos a estatística uma ferramenta importante para a tomada de decisão é devido a ela ser 

[...] um instrumento fornecedor de informações que subsidiarão, em consequência, a tomada de melhores decisões, baseadas em fatos dados. A estatística é, portanto, uma ciência meio, e não fim. Daí ter utilidade, como ciência de apoio, em variados outros campos do conhecimento (NETO, 2002, p.1).

Ao ouvirmos falar em estatística logo a associamos à movimentação na Bolsa de Valores, estatística da loteria esportiva federal, estatística da Saúde Pública, crescimento populacional, candidatura política, etc. 

Além disso, Lopes (2008, p. 63) ressalta que “no mundo atual, diariamente, cada indivíduo recebe grande quantidade de informações e, com freqüência, utiliza técnicas estatísticas para correlacionar dados e, a partir destes, tirar conclusões”, ou seja, a estatística está presente em muitas atividades em nosso redor, muitas vezes as pessoas podem não perceber, mas ela permeia a maior parte das tomadas de decisões que fazemos todos os dias. Daí surge a importância de trabalhar estatística com os alunos, apresentando subsídios que podem auxiliar e facilitar o processo de compreensão dos dados apresentados.

Evidentemente tanto a parte de organização e de descrição dos dados, quanto a análise e a interpretação são fundamentais, mas para isso é necessário conhecer e dominar alguns conceitos e definições como população, amostra, variáveis, gráficos usuais e medidas de tendência central, por exemplo. Dessa forma, para elaboração e regência das videoaulas nos propusemos a focar no ensino dessas cinco temáticas que são fundamentais para a estatística é essencial para sua compreensão. 

Como nosso público-alvo são alunos do Ensino Médio, buscamos contemplar os assuntos mais abordados no Enem dentro da temática estatística. Segundo a reportagem “Matemática no Enem: veja os assuntos que mais caem e revise questões de provas anteriores” do site G1 (2017), no Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 a 2016, na prova de matemática, estatística aparece em quarto lugar como sendo o assunto mais cobrado, tendo como conteúdos frequentes:

  • Medidas de tendência central – média, moda e mediana (7%)
  • Noções de probabilidade (6%)
  • Representação e análise de dados (1%)
  • Desvios e variância (1%)

Sendo assim, como já citado anteriormente, iniciamos desde os conteúdos introdutórios, população, amostra e variáveis, abordando de que forma se dá a representação de dados em gráficos e como podemos interpretá-los, até o uso de cálculos direcionados para a interpretação de um conjunto específico de dados, o conteúdo relacionado às Medidas de tendência central.  

Dessa forma, organizamos como se daria a sequência de abordagem dos assuntos dentro da temática geral, pois para contemplar o último conteúdo a sequência, medidas de tendência central, era necessário suprir os pré-requisitos, ou seja, ensinar a base, desde a coleta e interpretação de dados. Portanto, o primeiro passo foi diferenciar população e amostra, visto que Lopes (2008), salienta a importância dos alunos entenderem a necessidade de se estudar amostras ao invés de populações, até chegar na apresentação e abordagem de ferramentas existentes que podem auxiliar num processo investigativo por meio de pesquisas.

O ensino da estatística já na Educação Básica é essencial para a formação de sujeitos críticos com maiores possibilidades no exercício de sua cidadania, pois auxilia no desenvolvimento da capacidade para coletar, organizar, interpretar  e comparar dados, ajudando os alunos a se tornarem pessoas que realmente conseguem entender o que os dados estão representando e o contexto ali envolvido, com maior poder de análise e criticidade diante de dados, índices e resultados obtidos (LOPES, 2008).

Comparando essa temática com as demais já comentadas, que foram trabalhadas por outros estagiários, consideramos a estatística de suma importância, uma vez que muitos alunos apresentam dificuldade de interpretação e compreensão de dados, por exemplo, mas há alunos também que possuem maior facilidade em entender e resolver, essa característica é perceptível nas notas do Enem. Porém, alguns aspectos precisam de mais atenção no momento do planejamento e execução da aula, pois é necessário a utilização de várias definições para explicar e diferenciar algumas ideias, logo, percebemos ser muito importante apresentar essas definições de forma clara e objetiva para facilitar tanto a explicação do professor como o entendimento do aluno, evitando confusões na diferenciação dos elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (600.9 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com