TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Data:

20/08/2020

TURMA:

Engenharia de Alimentos

N°:

02

NOME: Sonielle Rodrigues lima          

              Ronyse Sena                

   

Aula 2: Termodinâmica

O que é necessário saber:

  1. A natureza da Termodinâmica:

A Termodinâmica se baseia nos princípios fundamentais obtidos da experimentação e nas suas representações em forma de relações matemáticas, aborda os efeitos associados as trocas de energia e as correspondentes mudanças  de estados verificados nos sistemas físicos, químicos, biológicos em estudo.

  1. Conceitos de energia, energia interna;  

Energia é a capacidade da matéria de produzir trabalho na forma de movimento, luz e calor etc. É uma quantidade física escalar e pode vir de várias formas, uma medida da transição da matéria de uma forma para outra. Ela não é criada nem destruída, só pode ser transformada.

Energia interna é a energia total que um sistema contém. É a energia necessária para criar o sistema. É a soma das energias cinéticas e potencial relacionadas ao movimento dos átomos e moléculas constituintes de um corpo. Também é diretamente proporcional à temperatura do corpo.

  1. Conceitos de trabalho e calor;.

Trabalho é uma medida de energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Com tudo, podemos dizer que o trabalho é uma grandeza escalar, ou seja, ele pode ser negativo como positivo, sendo assim, se o trabalho realizado por um sistema for negativo quer dizer que a força está no sentido oposto ao deslocamento, isto é, a energia é retirada do corpo ou sistema, já o trabalho positivo é quando a força e o deslocamento está no mesmo sentido, ou seja, existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. Para a termodinâmica trabalho é uma quantidade que escoa através das fronteiras de um sistema, durante uma mudança de estado, que pode ser inteiramente convertida na elevação ou no abaixamento de uma massa nas vizinhanças do sistema sob a ação da força de atração gravitacional.

O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Trata-se da energia térmica em transito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos.

  1. Trabalho de expansão e compressão;

O trabalho de expansão ocorre quando há uma variação no volume do sistema, quando o sistema expande o trabalho tem sinal negativo. No trabalho de compressão não a variação no volume do sistema quando o sistema sofre uma compressão o trabalho terá sinal positivo uma vez que nesse caso a variação infinitesimal de volume é negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (144.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com