TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente, Economia e Sociedade

Por:   •  6/5/2018  •  Seminário  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL[pic 1]

          LISTA DE EXRCÍCIOS

Curso: Engenharia Ambiental - 3ª Fase - Integral - 2018/1

Professores: José Martins dos Santos

Componente Curricular: GCS011 – Meio Ambiente, Economia e Sociedade

Número de créditos: 4

Hora aula: 60 minutos. Hora relógio: 50 minutos

Horário das aulas: segunda feira das 13h30min às 14h30min

BOM ESTUDO.

Conteúdo de NP1________________________________________________________

  1. A partir da figura abaixo caracterize o sistema capitalista contemporâneo. Em seguida demonstre a origem do duplo conflito social (distributivo) e ambiental.

[pic 2]

  1. Em que consiste a crise ambiental? Demonstre os principais determinantes e como eles se manifestam no cotidiano. Dê alguns exemplos locais. Dica: ver figura macrotendência de longo prazo.

  1. Descreva o fluxo asfixiante de consumo. Em seguida estabeleça a relação entre consumo, felicidade e meio ambiente. Dica: ver slides.

  1. O que vem a ser FIB e quais são as suas dimensões? Em seguida dê seu parecer acerca desse conceito de felicidade. Dica: ver slides.
  2. Defina economia. Qual o sentido da escassez, uso alternativo de recursos e eficiência. Estabeleça a relação com a questão ambiental.
  3. A partir das figuras (fluxo circular da renda), (modelo de sistema de mercado) e (fluxo de materiais. Identifique um problema ambiental e estruture uma solução.
  4. Diferencie PIB e PNB, Desenvolvimento e Crescimento Econômico. Destaque os aspectos relacionados às questões ambientais.
  5. Diferencie economia tradicional e economia ambiental.
  6. De acordo com a economia ambiental, qual o papel da economia na gestão do meio ambiente. Destaque os fatores relevantes.
  7. Use seu conhecimento dos Princípios de Economia para discutir como a premissa de mercado opera sob o “princípio do poluidor-pagador”.
  8. Defina Economia Política Clássica. Em seguida demonstre a economia política de Smith, Malthus, Ricardo e Marx, estabelecendo a relação quanto aos efeitos sobre a pobreza e o meio ambiente.
  9. O que vem a ser desenvolvimento como liberdade.  Destaque os aspectos relacionados à ausência de liberdade. Dica: ver slides e pesquisar.
  10. Defina crescimento Pró-Pobre.  Em seguida explique as sete condições para existência de crescimento Pro-Pobre. Elas são válidas atualmente? Justifique sua. Dica: ver slides e pesquisar.
  11. Quais as dimensões do desenvolvimento, segundo Ignacy Sachs. Elas continuam válidas atualmente? Dica: ver slides e pesquisar.
  12. O que vem a ser desenvolvimento sustentável? Emita um parecer sobre os três grandes desafios do desenvolvimento sustentável. Dica: ver slides e texto de Neína Pierri.
  13. Apresente uma breve análise dos indicadores socioeconômicos de Erechim. Utilize como referência o Atlas do Desenvolvimento Humano (IDH-M). Dica: pesquisar em: http://www.fjp.mg.gov.br.
  14. Explique o pensamento das três principais correntes ambientalistas. Dê exemplos de manifestações e evidências empíricas dessas correntes atualmente. Dica: ver slides e texto de Neína Pierri.
  15. Descreva como ocorreu a construção da hegemonia política do desenvolvimento sustentável. Em seguida mostre os pontos comuns e divergentes em relação às três correntes ambientalistas. Dica: ver slides e texto de Neína Pierri.

Conteúdo de NP2________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (338.2 Kb)   docx (555.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com