TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia, Ciência, Ambiente E Sociedade

Trabalho Escolar: Tecnologia, Ciência, Ambiente E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

Tecnologia, Ciência, Ambiente e Sociedade têm constituído um campo de investigação que gera alternativas inovadoras ao âmbito científico, o que enfatiza a formação de cidadãos científica e tecnologicamente preparados para a participação a respeito de controvérsias sociais que envolvem a ciência no mundo contemporâneo. O presente trabalho busca provocar reflexão sistemática acerca dos referidos processos e observar o conhecimento científico-tecnológico não apenas na sua lógica interna (construções teóricas, conceitos, metodologias e produtos), mas a partir de suas implicações sociais e ambientais.

INTRODUÇÃO

Parte-se da premissa de que a sociedade seja analfabeta científica e tecnologicamente e que, numa dinâmica social crescentemente vinculada aos avanços científico-tecnológicos, a democratização desses conhecimentos é considerada fundamental (AULER e DELIZOICOV, 2001). Tecnologia, Ciência, Ambiente e Sociedade se interam na intenção de melhorar na compreensão do mundo em que vivemos e ajudar a responder perguntas que surgem no ambiente todos os dias. Uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) enquanto focalizada na educação e, mais precisamente, no ensino de Ciências, procura preparar o aluno para o exercício da cidadania e caracteriza-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social, além de pregar que a melhoria da qualidade educacional implica em uma apropriação do conteúdo abordado de forma que os alunos sejam capazes de, de posse desses conhecimentos, realizar uma leitura crítica da realidade (FONTES e SILVA, 2004). Esta dimensão da ciência tem um caráter intrinsecamente de formação cultural que também pode auxiliar a despertar ou aumentar o interesse no estudo de várias disciplinas científicas e, sobretudo, promover na conexão entre elas. Apesar de a ciência ser parte, direta ou indireta da realidade vivida pelas pessoas, poucas vezes, é apresentada para os alunos a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. A sociedade está usufruindo produtos da ciência, sem muitas vezes, compreenderem os prós e contras dos mesmos. Neste sentido, percebe-se a necessidade da escola em contribuir para a formação de pessoas capazes de opinar a respeito dos destinos da ciência, de suas realizações e limitações (FREITAS e SOUZA, 2004). A aprendizagem do conhecimento científico não deve ser reduzido à seu componente conceitual, mas sim integrar os problemas associados a eles, abordando a aplicação desses conceitos, principalmente em seus aspectos tecnológicos, ambientais e sociais.

DESENVOLVIMENTO - RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA, AMBIENTE E SOCIEDADE

Com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da indústria no final do século XIX, surge um entusiasmo e crença no progresso humano, exaltado pela corrente filosófica denominada positivismo, que teve como precursores Augusto Comte (1789-1857), Herbert Spencer (1820-1903), Émile Durkheim (1858-1917), e como característica principal o primado da ciência, ou seja, a busca do conhecimento através de dados empíricos e das leis que regem a natureza (SILVA, 2010). Nos últimos anos, é notório o desenvolvimento de uma linha de pesquisa voltada para o ensino da ciência. Cada vez mais há uma importância e influência na formação do futuro dos cidadãos na interação entre tecnologia, ciência, ambiente e sociedade. Essa relação consegue promover o interesse em se conectar a ciência com as aplicações tecnológicas e os fenômenos da vida cotidiana, bem como na realização do estudo desses fatos e aplicações científicas que tenham um impacto benéfico. A interação entre tecnologia - ciência - ambiente - sociedade proporciona oportunidades para praticar habilidades de pesquisa e de comunicação, tais como a leitura, pesquisa de informações , discussão e troca de idéias, análise e resolução de problemas e tomadas de decisão fundamentadas. Destina-se também na abordagem de questões ou problemas associados a diferentes necessidades humanas relacionadas à ciência, tais como os relacionados com a saúde, alimentação, educação, consumo, meio ambiente, gestão ambiental, mudanças climáticas, entre outros. É importante que se relacionem com a vida cotidiana, sendo um fator de motivação, ligando a ciência com suas aplicações para a sociedade e seu ambiente, gerando atitudes positivas para a aprendizagem. A ciência, a tecnologia, o conhecimento, sonhados pelos primeiros pensadores modernos como possibilidade de minorar os sofrimentos dos homens, de intrumentalizá-los para a criação de um novo mundo, vão perdendo cada vez mais seu potencial libertário. A razão emancipatória vai se tornando reprimida, ofuscada. Com o surgimento do capitalismo monopolista e seu desenvolvimento além dos limites europeus, com a intensificação colonialista, com as revoluções científicas contemporâneas, o predomínio da dimensão instrumental da Razão se torna onipresente. E a sociedade unidimensional, liberada pelos técnicos e pela ciência, se transformou em instrumento de produção e de dominação (PUCCI, 1995). A ciência é essencial atualmente como resultado das enormes mudanças ocorridas na tecnologia, ambiente e sociedade. conhecimento científico contextualizado socialmente ajuda a identificar os problemas da vida real, formular soluções ou tomar decisões sobre as questões relacionadas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com