TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Comum do Sul e uma aliança comercial

Artigo: O Mercado Comum do Sul e uma aliança comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 26 de março de 1991, os presidentes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, visando construir uma zona de livre comércio entre os quatro países, denominada Mercado Comum do Sul.

O Mercado Comum do Sul e uma aliança comercial visando dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais. Em que os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro. A partir de 1 de janeiro de 1995, esta zona converteu-se em união aduaneira, na qual todos os signatários poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países (tarifa externa comum).

Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e a Venezuela que em 2005 protocolou seu pedido de adesão ao MERCOSUL, e em 4 de julho de 2006 seu ingresso ao bloco econômico foi formalizado, em Caracas.

Cidade sede da Secretaria do MERCOSUL: Montevidéu - Uruguai

Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, salgadas que incidem sobre os preços de eletroeletrônicos chega a 72,18%, os produtos eletrônicos são considerados supérfluos, por isso acabam penalizando o consumidor com suas taxas.

A carga tributária que incide sobre os produtos importados pelos brasileiros que estão fora do bloco do MERCOSUL é alta, portanto o mais viável seria comprar dentro do bloco econômico, pois a taxa de imposto é única e assim poderia compor um mix de produtos nacionais e importados.

O que países signatários? São os países que assinaram um determinado tratado internacional.

Uma união aduaneira é uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa. É formada por meio de um acordo comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com