TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Imobiliário

Por:   •  14/10/2016  •  Monografia  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

LATU SENSO

MBA FINANÇAS & BANKING

PROJETO DE TCC

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CARLOS EDUARDO CAMILO

RA 615206260

A EVOLUÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO E SUAS PERSPECTIVAS EM MEIO A CRISE POLÍTICA ECONÔMICA

Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da disciplina de Projeto de TCC, sob a orientação da Profº. Luiz Henrique Mourão Machado.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Sumário

Resumo .............................................................................................................. 4

Apresentação ..................................................................................................... 4

Economia ........................................................................................................... 5

PIB ..................................................................................................................... 7

Mercado Imobiliário Brasileiro ........................................................................... 7

Microeconomia em relação ao mercado Brasileiro ........................................... 8

Evolução e comportamento do mercado imobiliário na última década ............ 11

Impacto desde comportamento na economia .................................................. 12

Momento atual e as perspectivas do setor ...................................................... 14

Metodologia ..................................................................................................... 15

Conclusão ........................................................................................................ 17

Referências bibliográficas ................................................................................ 18

Resumo

Há cerca de três (3) anos atrás o mercado imobiliário vivia um bom momento, no qual o crescimento da demanda impulsionava cada vez mais a oferta. Este trabalho visa demonstrar a evolução do mercado imobiliário e seus impactos na economia brasileira, bem como suas tendências e perspectivas para o presente momento em que vivemos em meio a esta crise política econômica no país. Em especial, na última década é notório e perceptível o quanto este mercado impulsionou a economia brasileira, viabilizando maiores investimentos com ótima estrutura de capital, no entanto, o trabalho também enfatiza até quando será que o mercado estará aquecido e qual o melhor momento para se investir. A pesquisa caracteriza-se pelo método qualitativo, em caráter analítico e descritivo, visto que todas as informações obtidas e descritas neste trabalho consistem por meio de referencial teórico, advindas de uma consistente revisão da literatura vigente.

Introdução

É evidente o quanto o mercado imobiliário cresceu nos últimos anos, especialmente de 2008 em diante e que mesmo com o aumento desenfreado dos preços dos imóveis a demanda acompanhou todo este crescimento. Muito desta conquista deve-se as instituições de créditos do Brasil, que outrora facilitavam a concessão de crédito com juros menores e mais acessíveis, principalmente a classe menos favorável.

Diante deste cenário, este trabalho visa à importância de compreender, no ponto de vista econômico brasileiro, as mudanças que o mercado imobiliário sofreu e busca identificar quais as tendências do setor para o atual momento e para os próximos anos, tendo como objetivo salientar uma possível estagnação no sistema e quais serão suas consequências e ainda responder a seguinte pergunta-problema: Quais foram os impactos causados na economia brasileira através da evolução do mercado imobiliário?

Com toda essa metamorfose do sistema imobiliário, especula-se também sobre uma possível bolha no país, assim como ocorreu no EUA, que devido aos altos juros as pessoas deixaram de investir em imóveis para aplicar em títulos do governo, ocasionando a queda do preço dos imóveis pelo fato da menor procura. Apesar de todas estas possibilidades serem reais, é notório que diferentemente dos Estados Unidos, temos uma população imensa de pessoas que querem conquistar seu primeiro imóvel nos dias de hoje, isto, certamente dá uma pouco mais de combustível aos país para que o mercado imobiliário ainda seja uma ótima alternativa de investimento. Sendo assim, o artigo em questão esboça com base em pesquisa exploratória e referencial teórico quais as possibilidades do Brasil sofrer com uma possível bolha imobiliária, tema este que especulado no Brasil a mais de uma década.

  1. ECONOMIA

A economia é representada por toda a necessidade humana, seja necessidades do indivíduo ou da sociedade. Sendo assim, a economia analisa a maneira pela qual os indivíduos e a sociedade realizam suas escolhas, visto que os recursos disponíveis estão escassos. “A economia somente se preocupa com as necessidades que são satisfeitas por bens econômicos, ou seja, por elementos naturais escassos ou por produtos elaborados pelo homem.” (MOCHÓN E TROSTER, 1999, p.5).

A economia está presente no cotidiano da população, pois conforme relatado por Garcia e Vasconcellos (2004, p.1), diariamente inúmeras questões econômicas são abordadas, como:

  • Aumentos de preços;
  • Comportamento das taxas de juros;
  • Crises no balanço de pagamentos;
  • Déficit governamental;
  • Desemprego;
  • Diferenças de renda entre várias regiões do país;
  • Diferenças salariais;
  • Dívida externa;
  • Elevação de impostos e tarifas público.
  • Ociosidade em alguns setores de atividade;
  • Períodos de crise econômica ou de crescimento;
  • Setores que crescem mais que outros;
  • Valorização ou desvalorização a taxa de câmbio;
  • Vulnerabilidade externa;

Estes fatores econômicos influenciam diretamente na macroeconomia, que enfoca o comportamento da economia como um todo, uma vez que o mercado é altamente globalizado e sofre reflexo das situações pertinentes.  

“A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade de um determinado país ou de m conjunto de países” (MOCHÓN E TROSTER, 1999, P. 06)

No caso da microeconomia, conhecido também como teoria dos preços, o fator relevante é analisar a formação de preços estudando a interação do consumidor e empresa no mercado. Para Lacerda at al. (2003, p.200), as discussões que se refere a respeito da abertura da economia dos países em desenvolvimento não se restringe apenas em argumentos favoráveis e contrários, mas envolvem questões sobre como deve ser empreendida. Lacerda at al. (2003, p. 201) ainda complementa que “os aspectos de ordem microeconômicos baseiam-se no princípio de que o mercado de capitais é mais ágil e se adapta mais rapidamente a mudanças [...]”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com