TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Trabalho

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 19

Mercado de trabalho

Conteúdo

Como é medido o desemprego;Indicadores de mercado de trabalho (níveis de emprego ou ocupação e desemprego);  Como a legislação, as negociações entre empresas e sindicatos e o pagamento do salário de eficiência podem levar ao desemprego.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O mercado de trabalho compreende a compra e venda de serviços de mão de obra.. Neste mercado os trabalhadores – que constituem a oferta – se confrontam com os empresários – que demandam esse fator de produção.

Logo, temos o confronto de dos fatores de produção: capital e trabalho. O processo de negociação coletiva dada a legislação vigente determinam os níveis de salário, emprego, condições de trabalho.

As condições de trabalho estão condicionadas pelo nível de intervenção do Estado. Podemos diferenciar 2 segmentos:

Formal: relações contratuais de trabalhado, determinadas em grande parte pelas forças do mercado ao mesmo tempo em que são objetos de legislação específica que as regula (CLT).

Informal: não existe legislação que regule as relações no mercado de trabalho.

Esta segmentação no mercado de trabalho origina a discussão sobre mudanças da CLT além das implicações do Custo Brasil.

 Na micro, o estudo do mercado de trabalho constitui um caso particular da teoria dos preços. No macro  permite entender a determinação do nível de demanda agregada, do produto e do emprego. Na Sociologia observam-se os seguintes aspectos: salários (reais e nominais), desemprego, rotatividade, produtividade, além dos determinadas condições de trabalho e de subsistência dos indivíduos.

Composição do mercado de trabalho: Como  delimitar o mercado de trabalho?

Primeiro,  vamos ver como é constituído o mercado de trabalho. A oferta de trabalho  é dada pelo total de pessoas em  condições e querendo trabalhar . A demanda, pelas empresas que empregam a força de trabalho. O salário é o preço que regula este mercado.

Cada indivíduo pesquisado é classificado em uma das seguintes categorias:

População residente

PIA (a partir de 10 ou 15 anos)[pic 1][pic 2]

PEA (Força de Trabalho)                        PNEA [pic 3][pic 4]

                        [pic 5]

        Empregados         Desempregados

Tem uma parcela da população que apesar de estar em idade para trabalhar e possuir capacidade produtiva, não é economicamente ativa

População Economicamente Ativa (PEA)

É o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo (total das pessoas ocupadas e desocupadas). Atualmente, compreende a parcela da população com 15 anos ou mais para efeito do cálculo da Taxa de desemprego na Pesquisa Mensal do Emprego (PME/IBGE)[1], cujo universo de pesquisa é predominantemente urbano.  Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) a PEA compreende a população com 10 anos ou mais.

A força de trabalho (ou PEA – População economicamente ativa)  = número total de trabalhadores  (empregados ou não)

PEA = no. De empregados  + no. De desempregados

A PEA é um número e não entra em considerações como educação, experiência de trabalho, qualidade, horas trabalhadas que são determinantes do trabalho potencial. Logo, PEA é um conceito parcial.

  1. Empregado: pessoa que trabalhou a maior parte da semana anterior  num emprego remunerado ( em $ ou espécie)

Para delimitar o mercado de trabalho, deve-se partir da noção de atividade econômica que não é tão simples. Como definir  a ocupação?

  1. Desempregado:  pessoas que não tinham trabalho, na semana de referência, mas que estão  em busca de emprego (consulta a pessoas, jornais,)

População Não  Economicamente Ativa (PNEA)

Fora da força de trabalho (população não economicamente ativa): não se enquadram nas categorias anteriores. È o caso das  pessoas que estudam em tempo integral, donas de casa, aposentados. Não estão interessadas em trabalhar.

Taxa de desemprego aberto (%)

Relação entre o número de pessoas desocupadas (pessoas que tenham procurado trabalho) durante 30 dias antes,(que precede a semana de realização da pesquisa)

Taxa de desemprego  nos da uma idéia da proporção do total da força de trabalho, que está desempregada. È o percentual da PEA  que não está empregada.

Taxa de desemprego = No. Desempregados  x 100 = PEA – PO  x 100=   1 –         PO  x 100

                                PEA                         PEA                              PEA

Observação: PO refere-se a  pessoas ocupadas ou empregadas

Desemprego oculto ou subemprego consiste na remuneração muito abaixo de padrões aceitáveis, que afeta trabalhadores não registrados (informais) mas que nem  por isso deixam de compor a força de trabalho de uma nação.

-Variáveis do mercado de trabalho ligadas ao ciclo econômico (variáveis procíclicas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (365 Kb)   docx (635.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com