TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado sob concorrência perfeita e monopolista

Tese: O Mercado sob concorrência perfeita e monopolista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  4.593 Palavras (19 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ECONOMIA

Tutor Presencial: Ricardo Andrade

Professora EAD: Renata Machado Garcia Dalpiaz.

BELO HORIZONTE, OUTUBRO - 2011.

SUMÁRIO

Introdução 03

Custo de Oportunidade 04

Curva de possibilidade de produção 05

Produto Elástico 05

Produto Inelástico 06

Maximização de lucros 06

O Mercado sob concorrência perfeita e monopolista 09

Lei da Oferta e da Procura 11

Política Orçamental 12

Política Monetária 14

Política Cambial 14

Política de Rendas 15

Considerações finais 16

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO.

Este desafio é importante para a verificação de aplicação e a importância das teorias econômicas na gestão de negócios.

CUSTOS DE OPORTUNIDADE

Percebe-se Custo de oportunidade quando um negócio aparentemente lucrativo acaba não sendo a melhor opção, assim mostra que poderia ter utilizado este recurso em outra atividade mais lucrativa dentro do conceito.

Resumindo é um capital aplicado em um negócio e o retorno financeiro que ele geraria se tivesse sido aplicado em outro negócio.

1º Caso de Custo de Oportunidade:

Ações/ Bolsas de Valores: Análise o custo de oportunidade do seu investimento em ações.

Na reportagem http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=400 nos mostra sobre o custo de oportunidades na quais muitas pessoas investem em um período longo uma ação que não sai do lugar, devido a vários fatores como a taxa de juros elevadas, assim tira do investidor a possibilidade de aplicar seus recursos e obter uma rentabilidade maior do que está se tendo. Assim devemos observar outras opções, como por exemplo, investir no fundo CDI (Certificados de Depósito Interbancário) muito utilizada para calcular o custo de oportunidade é uma rentabilidade atrativa na qual o investimento mostra baixo risco de perdas sendo que a aplicação em ações o risco é bem mais elevado. Portando a dica é ter paciência e esperar a rentabilidade ao longo prazo pelo CDI para que se tenha um investimento mais sucedido e lucrativo. Outra opção para os mais eufóricos e montar uma carteira com parte dos recursos, assim não se concentra tudo em um só investimento e é claro sempre analisar e observar a possibilidade de algo mais rentável no mercado.

2º Caso Custo de Oportunidade:

Adeus Fundo de quintal.

Na reportagem http://carreiraenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/35/adeus-fundo-de-quintal-conheca-a-historia-de-pessoas-235737-1.asp nos mostra a história de uma Advogada que sempre trabalhou em grandes escritórios e que com uma simples idéia de customizar o tênis branco de seus filhos, acabou chamando atenção pela criatividade e com conseqüência abrindo seu próprio negócio. Primeiramente começou com um blog no qual colocava fotos dos tênis e de outros produtos como mochilas e começou a desenvolver, o sucesso foi tão grande que hoje ela possui um site (www.danilessa.com.br) sendo um investimento muito mais lucrativo do que sua carreira de advogada. A empresa está em expansão e o site já não está suportando a demanda de clientes, com isso a empresária estará lançando um Showroom para demonstração de seus produtos inclusive para lojas que tem interesse que revender suas idéias. Ela trocou um investimento que havia feito (Advocacia) por um que lhe trás um rendimento ainda maior.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

Quando um recurso é escasso e com isso temos que sacrificar total ou parcial outro bem qualquer.

Marfrig vende divisão de logística por US$400 Milhões

Na reportagem http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977317-marfrig-vende-divisao-de-logistica-por-us-400-milhoes.shtml A Marfrig Alimentos dona as marca Seara fechou negócio com a The Martin-Brower Company na venda de suas divisões de serviços logísticos para concentrar nos negócios de proteína animal, pois este ramo se tornou o principal foco da empresa. Assim ela sacrificou um recurso para fortalecer suas forças no ramo de proteína animal.

PRODUTO ELÁSTICO

Um produto elástico tem elasticidade quando seu consumo varia em função de outros parâmetros da economia. Geralmente são gêneros supérfluos, bens com substitutos próximos e bens como automóveis, por exemplo.

Aumenta o consumo de cerveja importada no Brasil

Na reportagem http://www.ruvolopremium.com.br/bl. php/aumenta-o-consumo-de-cerveja-importada-no-brasil.html mostra exatamente o produto elástico, pois o consumo de cerveja importada superou os 10% chagando a atingir os 30% de crescimento no mercado Brasileiro. Além da apreciação de um novo sabor o que impulsionou o aumento foi à desvalorização do dólar, mantendo assim o preço final da cerveja importada para o consumo dos Brasileiros.

PRODUTO INELÁSTICO

No bem inelástico os consumidores não reduzem tanto o consumo quando ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com