TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de mercado concorrência pura ou perfeita

Seminário: Estruturas de mercado concorrência pura ou perfeita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  4.676 Palavras (19 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 19

Capítulo 1

Estruturas de Mercado

Concorrência pura ou perfeita

A concorrência perfeita está relacionada a um grande número de empresas, uma empresa, em geral, não afeta a um todo, por exemplo: se uma empresa subir o preço de seus produtos, ela será forçada a baixar-los para que possa vender bem, porém, se baixar demais, não haverá lucro ao dono da empresa. Por outro lado, não há uma restrição quanto a quantidade de empresas que possam entrar nesse ramo de mercado.

Monopólio

Podemos ver em monopólio, que só existe uma empresa no mercado que produz determinado produto, só ela pode produzir certo produto. Nesses casos, os consumidores entram em um acordo praticamente com o produtor estabilizando o ponto de equilíbrio do preço. Mas se o produtor baixar a produção, logo o preço se elevará e pesará no bolso do consumidor, assim ele deixará de comprar esse determinado produto e buscará outro para que possa substituí-lo, mas se ele aumenta a produção, o preço cairá, logo os consumidores pássaro a consumir mais desse determinado produto.

O monopólio é uma área em que muitos empresários gostariam de estar sem nenhum concorrente,visando lucros a longo e curto prazo isso ocorreu no setor da engenharia civil com o senhor do Valle,ele propôs a sociedade edifícios ecológicos com o reaproveitamento da água da chuva,coleta seletiva de lixo e mais entrega dos apartamentos há curto prazo há um preço acessíveis há maioria da população,ele tinha um nicho de mercado na época uma das maiores mentes da engenharia no brasil.

Oligopólio

Oligopólio é um ramo do mercado, comandado por um grande grupo de empresários. O Brasil é um grande vilão desse ramo de mercado. Esses empresários foram chamados cartéis, que nada mais é do que um conjunto de empresários que se reúne para discutir o preço de um determinado produto, um bom exemplo disso, é o petróleo.

Dentro do oligopólio se inclui também a chamada liderança de preços, ou seja, uma empresa com mais tempo no mercado, passa para outras empresas menores, determinados preços que sofreram ou aumento ou quedas, e essas pequenas empresas são obrigadas a seguir o ritmo de variação no preço. Um exemplo disso, é a Coca-Cola, mundialmente conhecida, é estabelecido um determinado valor, e todos os comerciantes que as vendem, são obrigados a seguirem mais ou menos o preço, ocasionando um aumento ou diminuição geral do produto.

Concorrência monopolística

Na concorrência monopolística, os comerciantes têm seus produtos diferenciados uns dos outros, como por exemplo, em uma embalagem específica, ou até mesmo se um cliente comprar um guarda-roupas, a prestação de serviços pós venda pode fazer todo um diferencial para aquela determinada loja.

Estrutura do mercado de fatores de produção

Hoje em dia, alguns setores estão totalmente relacionados com os lucros e com as perdas. Supondo um exemplo para melhor entendermos:

Uma montadora de motores de caminhão não tem os equipamentos adequados para produzir uma determinada peça, conseqüentemente esta fábrica entrará em contato com uma outra fabrica, que é responsável pela fabricação desse tipo de peça, então, essa fabrica faz um contrato, onde essa fabrica responsável pela fabricação de peças, só irá produzir para essa montadora. Caso as vendas dos motores caiam significativamente, e essa montadora possa sofrer uma futura crise de mercado, não somente será afetada economicamente a montadora, quanto a fábrica distribuidora de peças. Essa é a chamada concorrência perfeita no mercado de fatores de produção. Isso acontece muito no cotidiano de fábricas de automóveis, indústrias, etc.

Monopsônio

O monopsônio se resume a um único empresário, em uma determinada região que só pode fornecer mão de obra em uma determinada área. Pegando como exemplo, frigoríficos, laticínios, abatedouros em geral, etc. nessa área, possuem vários produtores, mas só um comprador específico, tendo assim, na empresa, uma totalidade de ofertas.

O Monopsônio se refere há uma ceara vários produtores de frangos vendem esse produto para essa Seara.Esses produtores também podem ficar insatisfeitos com o preço dado pela ceara,ele tem a opção de levar essas aves para uma outra ceara ou deixar no criadouro mesmo,se caso ele tome a decisão de vender em outra ceara ele devera ter um custo bem maior com transporte das aves,é perigoso as aves na aquentar uma viagem assim acarretara em uma despesa muito maior que o esperado.

Monopólio no Mercado de Fatores

Como já vimos em Monopólio só há um empresário em que ele vende um determinado produto que só ele pode produzir assim ele comanda o mercado em que ele está.Assim os produtos vão ao mercado conforme sua produtividade,quanto mais produzir esse determinado produto mais ele irá vende ao um preço que caiba no bolso do consumidor,caso contrario o consumidor ira deixar de comprar esse produto ou ira se conformar com esse preço muito acima do limite esperado,com isso a população de baixa e media renda irão sofrer se caso esse determinado produto for escencial na mesa do consumidor como por exemplo o arroz e o feijão.

Monopólio bilateral

Pegando o mesmo exemplo já citado, uma empresa que fabrica motores para caminhões é monopolista, pode ser a única a comprar uma determinada peça que apenas uma indústria produz, sendo ela, monopolista. Isso acarretará em uma disputa de preço, por ser a única produtora deste determinado produto, e pela outra ser a única compradora, cada um forçando para um lado, tentando obter o melhor preço, e também para tentar lucrar com a negociação.

Grau de concentração econômica no Brasil

Setor industrial

Em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com