TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monopolio

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.348 Palavras (26 Páginas)  •  1.724 Visualizações

Página 1 de 26

Introdução

Em sentido geral, o termo mercado designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contacto suficientemente próximo (embora não em termos necessariamente físicos) para que as trocas entre eles afectem as condições de compra e venda dos demais. Um mercado existe quando compradores que pretendem trocar dinheiro por bens e serviços estão em contacto com vendedores desses mesmos bens e serviços. Desse modo, o mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma determinada economia. Entretanto, ele se expressa igualmente e sobretudo na maneira como se organizam as trocas realizadas em determinado universo por indivíduos, empresas e governos.

A formação e o desenvolvimento de um mercado pressupõem a existência de um excedente económico intercambiável e, portanto, de certo grau de divisão e especialização do trabalho.

Historicamente, isso ocorreu inicialmente nas cidades europeias no final da Idade Média onde com a formação regular de um excedente, a antiga economia natural ou de subsistência passa a ser substituída por um mecanismo de mercado, que é formado basicamente pela oferta de bens e serviços e pela demanda (ou procura) desses bens e serviços, sendo que da interacção desses elementos surge um sistema de preços que vai orientar a economia no sentido do aumento ou da redução da produção.

A capacidade que compradores, de um lado, e/ou vendedores, de outro, têm de influenciar o preço no mercado, leva a uma classificação dos mercados em cujos extremos estão a concorrência perfeita (suposta pela economia clássica) e o monopólio que é o objecto do presente estudo.

Um mercado seria de concorrência perfeita quando reunisse, tanto no lado da oferta como no da procura, um grande número de agentes económicos (compradores e vendedores), que seriam indiferenciados entre si, criando uma situação em que é indiferente para o produtor vender a este ou àquele, desde que paguem o mesmo preço, a mesma coisa ocorrendo com os compradores. Além disso, a combinação dessas características de mercado ideal teria de acontecer de modo que não permitisse que nenhum dos agentes pudesse individualmente exercer uma influência perceptível sobre o preço: qualquer vendedor que fixasse um preço maior perderia a clientela e, do mesmo modo, os compradores não teriam condições (por serem todos pequenos) de forçar a baixa dos preços. Os economistas clássicos construíram suas teorias na suposição de que a economia capitalista fosse basicamente formada por mercados desse tipo, que tenderiam, portanto, num prazo mais ou menos longo, ao equilíbrio. Entretanto, se é que algum dia existiram, os mercados de concorrência perfeita ou algo próximo disso praticamente desapareceram no desenvolvimento do capitalismo. O funcionamento da economia de mercado (expressão que é usada modernamente como sinónimo de capitalismo) modificou-se de modo irreversível por vários factores, entre eles o gigantismo das modernas unidades industriais (por exigências técnicas ou por critérios de rentabilidade determinados pela economia de escala, na qual, quanto maior a produção, menores são os custos e maiores os lucros) e o crescente intervencionismo do Estado na economia (formando empresas, regulando preços, estoques e a oferta monetária, por exemplo). Assim, actualmente, entre as situações de mercado comuns em que prevalece a concorrência imperfeita, destaca-se, do lado da oferta, o nosso objecto de estudo que é o monopólio (no qual um único produtor determina toda a oferta e exerce grande poder sobre o preço) sobre o qual debruçar-nos-emos em torno das suas características; o seu poder; entre outros.

Objectivos

O presente trabalho foi elaborado tendo em vista o alcance dos seguintes objectivos:

Objectivo Geral

Fazer o estudo completo da estrutura de mercado monopólio

Objectivo Especifico

  • Identificar a origem do Monopólio;
  • Descrever as principais características do mercado monopolista;
  • Compreender e descrever o equilíbrio e a maximização de lucro;
  • Analisar poder monopólio;
  • Descrever as suas vantagens e desvantagens

Metodologia

Como mostrou Chambel & Curral (1998, p.29), para chegarmos a uma realidade complexa possuímos múltiplos caminhos metodológicos que para Marcone e Lakatos (2003) constituem o conjunto das actividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objectivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista ou pesquisador.

De acordo com Yin (2005, p.19), o que determina o tipo de pesquisa é a questão ou os objectivos que se procuram responder com a realização da pesquisa. Deste modo, considerando o tema e o objectivo deste estudo, para o alcance dos mesmos fez-se uso da pesquisa Bibliográfica que para Marcone e Lakatos (2003:138), abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contacto directo com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferencias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas.

Na mesma linha, Manzo (1971:32), aludi que a bibliografia pertinente "oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente" e tem por objectivo permitir ao cientista "o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações" (Trujillo, 1974:230). Dessa forma, a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras.

Conceitos chave

Para um melhor entendimento do tema, importa colocar em evidência alguns conceitos relacionados com o mesmo que apresentam relevância para o presente trabalho, designadamente:

Mercado

O termo mercado designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contacto suficientemente próximo (embora não em termos necessariamente físicos) para que as trocas entre eles afectem as condições de compra e venda dos demais. Desse modo, o mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma determinada economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (422.7 Kb)   docx (678.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com