TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETO DA AUDITORIA

Por:   •  9/11/2018  •  Exam  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETO DA AUDITORIA

 De acordo com Alberton (2002), a palavra auditoria possui genealogia vinda do latim “audire”, que tem como significado “ouvinte”, aquele que ouve. Já para os ingleses, este termo foi classificado como auditing, possuindo um sentido um pouco diferente, significando então revisão, exame, correção, ajustes.

Segundo a NBCT 11, a definicação de auditoria :

                11.1.1.1 A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. 11.1.1.1.1 – Na ausência de disposições específicas, prevalecem as práticas já consagradas pela Profissão Contábil, formalizadas ou não pelos seus organismos próprios.

para Franco & Marra (2001)  o conceito de auditoria se resume :

                 A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Os exames são efetuados de acordo com as normas de auditoria usualmente aceitas e incluem os procedimentos que os auditores julgarem necessários, em cada circunstância.

 Sendo assim, a auditoria é uma técnica que tem como objetivo revisar, os registros contábeis estão  sendo efetuados na entidade, para ter convicção que esta sendo efetuados  de acordo com os princípios contábeis.

  Com a finalidade de assegurar a fidelidade e credibilidade às demonstrações financeiras e relatórios.

   Definição de Auditoria, segundo Crepaldi ‘’De forma bastante simples, pode-se definir auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade. (CREPALDI, 2002, p. 23).’’

    A auditoria consiste em controlar as empresas para que se possam evitar situações que provoquem fraudes e erros, por meio dessas verificações frequentem no meio da entidade.

    Conforme as considerações acima, auditoria é preciso para gerar a eficácia da gestão na empresas, sendo ela publica ou privada,  para os negócios fluírem corretamente e cada vez mais, representando garantia futura de cada uma.

http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/livro_auditoria-e-pericia.pdf

http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/xza6N0w4fqVM1H2_2013-4-24-11-13-58.pdf

 http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23976.pdf

https://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-auditoria-externa-na-constatacao-de-erros-e-fraudes/158879

fraude e erros

  para NBCT  11, fraudes e erros são:

             11.1.4.1 – Para os fins destas normas, considera-se: a) fraude, o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; e b) erro, o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis. 11.1.4.2 – Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas. 11.1.4.3 – A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes e erros é da administração da entidade, através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno. Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com