TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O conceito sobre o orçamento empresarial e, como parte dele, os conceitos do sistema orçamentário que integram, o conjunto de ações do planejamento financeiro da empresa. É com base neste sistema orçamentário que a empresa obtém os diversos dados quantitativos que expressam suas políticas de atuação em diversas áreas, que também determinarão sua atuação no mercado e com seus clientes.

Imagine um empresário que precisa estabelecer algumas definições a respeito de como irá administrar sua empresa. O empresário você poderá utilizar ferramentas de gestão que irão ajudá-lo a administrar a empresa, evitando que ela tenha prejuízos, e permitindo que ela tenha lucros que vão promover sua sustentabilidade durante muitos anos. Uma das formas mais eficazes de se promover a administração de uma empresa é ter um bom planejamento financeiro das suas atividades e ter sempre em vista, e atualizado, uma previsão de como sua empresa irá atuar e quais serão as possibilidades futuras de receitas, de despesas, de quantidade e valor de venda de seus produtos, em quais mercados, enfim, é sempre importante, e até mesmo indispensável, que para a eficaz administração da empresa se tenha conhecimento de situações presentes e futuras da empresa, que determinam sua atuação e seus resultados.

O orçamento geral retrata a estratégia da empresa e evidencia, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, subdivididos em quadros auxiliares, onde estão refletidas quantitativamente as ações e as políticas da empresa, relativas a determinados períodos futuros. Desta forma se pode compreender o orçamento empresarial, é um conjunto de peças orçamentárias (ou de orçamentos separados) que vão compor todo o plano orçamentário da empresa. O orçamento empresarial é um componente do planejamento financeiro da empresa e que representam todos aqueles orçamentos denominados “sistema orçamentário”. Eles apresentam os dados e informações quantitativas da empresa para serem cumpridas em um determinado período de tempo, seja ele anual, ou ainda representando diversos períodos de mais de um ano. Esse conjunto de orçamentos (sistema orçamentário) expressam, quantitativamente, as políticas de compras, de produção, de vendas, de recursos humanos, de gastos gerais, de qualidade, de tecnologia. O sistema orçamentário de uma empresa pode ser formado por subtipos de orçamentos que ele denomina de:

a) orçamento de vendas;

b) orçamento de produção;

c) orçamento de matérias-primas;

d) orçamento de mão de obra direta;

e) orçamento de custos indiretos de produção;

f) orçamento de custo de produção;

g) orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas;

h) orçamento de capital;

i) orçamento de aplicações financeiras e financiamentos;

j) orçamento de caixa;

k) orçamento de resultado.

Um sistema orçamentário abrange “peças orçamentárias” (orçamentos específicos) sobre diversas áreas da empresa e que permitem esta visão mais geral e sistêmica de todas as áreas da empresa, permitindo uma administração mais eficaz dela.

DESENVOLVIMENTO

1. Orçamento de Vendas

Todas as empresas têm objetivo de gerar lucros e para isso têm de vender seus produtos da melhor forma possível. Portanto devem fazer um orçamento de suas vendas.

Todas as empresas buscam continuamente obter os melhores resultados nas vendas de seus produtos, pois desta forma torna-se mais viável obter os lucros que elas tanto perseguem. Mas para obter os melhores resultados nas vendas, vendendo produtos com melhores preços e em quantidades sempre adequadas, as empresas precisam também ter também um bom planejamento sobre estas vendas e as futuras. Sempre é um grande desafio para as empresas preverem suas vendas, em quantidade e em valor financeiro, pois há muitas variáveis que interferem nestas previsões. Sobre isto, inclusive, apresentamos para você considerações e informações sobre os estudos de cenários e ambientes de mercado para realizar essas previsões. Com a realização dos orçamentos de vendas, a empresa fará as previsões sobre as quantidades futuras de cada produto a serem vendidas, bem como também serão previstos os valores unitários e os valores totais das vendas que se desejam atingir nos próximos períodos de atuação da empresa. Também com o orçamento de vendas a empresa obterá informações sobre as previsões dos impostos a serem pagos em decorrência das vendas realizadas, e com isso poderá programar melhor o pagamento dos impostos. Obtendo as informações sobre as quantidades de vendas de produtos que a empresa pretende atingir nos períodos futuros, outras providências e ações importantes poderão ser tomadas pela empresa: relativas às quantidades de produtos a serem produzidas para atender os mercados, e assim a empresa poderá organizar melhor seu sistema de produção, selecionar os fornecedores, programar a compra das matérias-primas, estruturar as melhores formas de pagamento, enfim, poderá encaminhar outros orçamentos e planejamento financeiro visando alcançar uma melhor gestão dos custos para a linha de produção.

Aspectos gerais do orçamento de vendas:

 prever a quantidade de vendas para cada produto;

 fazer a previsão dos preços para os produtos vendidos, considerando seus respectivos mercados, lembrando que a empresa pode atuar com preços diferentes em razão dos diferentes mercados em que atua;

 identificar e prever os valores futuros dos impostos a serem recolhidos, permitindo melhor programação de seus pagamentos;

 prever as receitas a serem obtidas no futuro;

 prever as quantidades de produtos necessárias para atender as demandas de mercado;

 em função do conhecimento das quantidades necessárias para atender a demanda de mercado, será possível organizar melhor a produção dos produtos a serem produzidos.

Outros pontos importantes a serem observados quando da realização de um orçamento de vendas. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com