TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO ECONOMICO CONTEMPORANEO

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

 

Disciplina: Pensamento Econômico Contemporâneo

Professor: Marcos da Silva Fernandes

 

Questão 01 (2,0 pontos) – A partir teoria monetária neoclássica (marginalista) responda as seguintes questões:

  • Defina a teoria quantitativa da moeda de Fisher e a sua implicação para a definição de política monetária.

R: A teoria quantitativa da moeda buscava estabilizar o nível geral de preços, por meio de determinantes do poder de compra da moeda, utilizando se da economia monetária uma ciência exata para formulação precisa, demonstração e verificação estatística.

  • Para Wickesell qual seria a justificativa para o aumento de preços em uma economia? Como o banco central deveria atuar para controlar o aumento de preços?

R: O aumento de preços aconteceria justamente por uma intermediação bancária pois a taxa de juros normal aplica-se somente ao crédito entre indivíduos, no entanto os bancos não estão restritos aos seus próprios fundos alocados, pois conseguem criar crédito e realizar empréstimos, tornando a taxa de juros bancária maior ou menor que a taxa de juros normal, desestimulando a poupança e aumentando a demanda por bens de consumo, alterando o nível de preço.

Manter a taxa bancária acima da natural, aumentando o nível de poupança e desestimulando os gastos com investimento, por consequência o declínio dos gastos com investimentos reduzira a renda nacional fazendo com que os preços dos bens de consumo caiam.

Questão 02 (2,0 pontos) Keynes buscou explicar o funcionamento de uma economia capitalista através da superação da dicotomia neoclássica entre o lado monetário e real da economia. Para isto Keynes insere uma série de conceitos no pensamento econômico. Descreva o significado para a economia keynesiana dos conceitos expressos a seguir, apresentando o impacto de cada uma delas na determinação da renda de uma economia:

  1. Preferência pela liquidez

R: A preferência pela liquidez está correlacionada com a deflação da moeda ao longo dos anos, dos motivos para poupa-la e da relutância em se desfazer dela. Ocorre implicações mediante a isso pois com a poupança a circulação de moeda diminuiria causando diminuição nos gastos afetando também os empregos.

  1. Taxa de juros

R:

  1. Incerteza

 

Questão 03 (3,0 pontos) – Abaixo são apresentadas três situações hipotéticas, bastante comuns nas economias modernas. Para cada uma das questões apresente duas respostas, uma neoclássica e outra keynesiana, apresentando as possíveis causas, as consequências e quais medidas podem ser adotadas para solucionar o problema.

  1. Uma economia que apresenta uma baixa taxa de poupança.
  2. Uma economia com um alto nível de desemprego da mão de obra.
  3. Uma economia em que os agentes mantêm grande parte da sua riqueza na forma de moeda.

 

Questão 04 (3,0 pontos) – No final de 2016 o Senado brasileiro aprovou a PEC 55 estabelecendo o teto de gastos públicos no Brasil a partir do ano de 2017. Escreva um pequeno texto, à favor ou contra a PEC do teto de gastos, utilizando argumentos keynesianos ou neoclássicos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com