TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ECONÔMICO

Tese: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nunca poderíamos começar falar de pesadores antes de explicar suas origens, osistema econômico existe desde a pré-história mais de maneira autossustentável.A origem do pensamento econômico é história falada e escrita como umaherança herdada pelos grandes pesadores que aqui irei descrever e contar a suashistórias outros os seus relatos e seus maiores feitos.Os grandes pensadores começam a desenvolver uma Análise Econômica mais oumenos no começo do século XVIII.Nesse período antes da Renascença dos séculos XV e XVI. o estado tinha podermais dividia suas forças com a igreja pois costumes e crença religiosa e até mesmofilosóficas.Entre grandes pensadores nunca poderíamos deixar de citar Aristóteles,Chanakya, Qin Shi Huang, Tomás de Aquino, Ibn Khaldm, Joseph Shumpeter e tandosoutros que existiram e ainda existem mais em sua época Smith e Ricardo foram dois dosmaiores pensadores já vistos pela economia moderna.Mais o ser humano tem por intuição a fazer suas melhoras assim surgindo osgrandes pensadores de nossa história como Adam Smith que e considerado o pai daeconomia, John Maynard Keynes que irar criar os primeiros pensamentos relacionado aeconomia como estudo assim incluído o pensamento de Keynes, Economia Clássica,Economia Marxiana, Economia Neoclássica, Economia Keynesiana.

1. INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ECONÔMICO

A História do Pensamento Econômico é um estudo da herança deixada pelos queescreveram sobre assuntos econômicos no transcurso de muitos anos.Especulação do homem quanto ao seu meio: desde os tempos antigos.Desenvolvimento da Análise Econômica: de origem relativamente recente (apartir do século XVIII).Antes da Renascença (séculos XV e XVI): era quase impossível a emergência daEconomia como campo específico de estudo, pois tudo era contra: a dominação doEstado e da Igreja, a força dos costumes e as crenças religiosas e filosóficas, a naturezae a amplitude limitada da atividade econômica.No entanto, a atividade econômica para a satisfação de necessidades ocorreu emtodas as épocas da história humana.

1.1 PENSAMENTO ECONÔMICO ANTIGO

O pensamento econômico na Antiguidade remonta às civilizaçõesMesopotâmicas, Gregas, Romana, Indiana, Chinesa, Persa, e Árabe. Dentro os autoresmais notáveis estão Aristóteles, Chanakya, Qin Shi Huang, Tomás de Aquino, IbnKhaldm, Joseph Shumpeter considerou inicialmente a escolástica tardia do período quevai do século XIV ao XVII como a

“que chega mais perto do que qualquer outro grupode ser os „fundadores‟ da economia científica quanto as teoria monetária, de juros e dovalor dentro de uma perspectiva das leis naturais”.

Depois de descobrir aobra Muqaddimah de Ibn Khaldun, no entanto, Schumpeter mais tarde considerou IbnKhaldun o mais próximo antecedente da economia moderna, uma vez que muitas dassuas teorias econômicas não eram conhecidas na Europa até épocas modernas.

1.2 OS FISIOCRATAS

Os fisiocratas, um grupo de pensadores e escritores franceses do século XVIII,desenvolveram a ideia da economia como um fluxo circular Adam Smith. Descreveuesse sistema com "todas as suas imperfeições" como "talvez a mais pura aproximação da verdade que já foi publicada" no assunto. Os fisiocratas acreditavam que somente aprodução agrícola gerava um claro excedente sobre o custo, de forma que a agriculturaconstituía a base de toda riqueza. Assim, eles se opunham às políticas mercantilistas depromoção das manufaturas e do comércio em detrimento da agricultura, inclusive tarifasde importação. Advogavam a substituição do complexo e custoso sistema dearrecadação de tributos por um único imposto sobre a renda dos proprietários de terra.Variações sobre tal imposto fundiário foram retomadas por economistas posteriores(inclusive Henry George um século mais tarde) como uma fonte de receita que nãodistorcia tanto a economia. Como reação ás copiosas regulamentações mercantilistas, osfisiocratas defendiam uma política de Laissez-faire, que consistia numa intervençãoestatal mínima na economia.

2. OS GRANDES PENSADORES NA ECONOMIA CLASSICA

Adam Smith, autor da The Wealth of Nations, A riqueza das Nações emPortuguês 1776, geralmente tido como pai da economia moderna.Apesar das discussões sobre produção e distribuição terem uma longa história, aciência econômica no seu sentido moderno como uma disciplina separada éconvencionalmente datada a partir da publicação de A riqueza das Nações de AdamSmith em 1776. Nesse trabalho, ele descreve a disciplina nesses exatos termos:Economia política, considerada um ramo da ciência do estadista ou dolegislador, propõe dois objetos distintos: primeiro, suprir renda ou produtos emabundância para o povo, ou, mais apropriadamente, possibilitar que provenham talrenda ou provento por si sós; e segundo, suprir o Estado ou Commonwealth com umarenda suficiente para os serviços públicos. Ela se propõe a enriquecer tanto o povoquanto o soberano.Smith se referia à disciplina como 'economia política', mas esse termo foigradualmente substituído por ciência econômica (economics) depois de 1870.A publicação da obra A riqueza das Nações de Adam Smith em 1776. , tem sidodescrita como o "efetivo nascimento da economia como uma disciplina separada." Olivro identificava o trabalho, a terra e o capital como os três fatores de produção emaiores contribuidores para a riqueza de uma nação. Para Smith, a economia ideal seriaum sistema de mercado autorregulador que automaticamente satisfaria as necessidades

econômicas da população. Ele descreveu o mecanismo de mercado como uma "mãoinvisível" que leva todos os indivíduos, na busca de seus próprios interesses, a produziro maior benefício para a sociedade como um todo. Smith incorporou algumas das ideiasdos fisiocratas, inclusive o laissez-faire, nas suas próprias teorias econômicas, masrejeitou a ideia de que somente a agricultura era produtiva.Na sua famosa analogia da mão invisível, Smith argumentou em favor da noção,aparentemente paradoxal de que os mercados competitivos tendem a satisfazer àsnecessidades sociais mais amplas, apesar de ser guiado por interesses-próprios. Aabordagem geral que Smith ajudou a formular foi chamada do economia política e maistarde de economia clássica. E incluiu nomes notáveis como Thomas Malthus, DavidRicardo e John Stuart Mill, que escreveram de 1770 a 1870, aproximadamente.

3.OS GRANDES PENSADORES NA ECONOMIA MARXIANA

A economia marxista, mais tarde chamada marxiana, descende da economiaclássica, em particular da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com