TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ERGONÔMICA

Tese: O QUE É ERGONÔMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ERGONOMIA

Ergonomia é um termo que deriva de grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações em homem/maquina.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhar visando a otimização do bem-estar e, conseqüentemente, aumento de produtividade.

A ergonomia é uma ciência econômica que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, sobretudo na economia industrial. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais, e por isso a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais e sistema de retribuição de acordo com o rendimento. A ergonomia também determina horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e comtempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que estabelecem.

O conceito de ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma maquina ao seu operador, proporcionando um manuseio eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador no seu trabalho. Podendo ocasionar lesões por esforços repetitivos “tendinite” é dos problemas que pode ocorrer com o trabalhador ocasionando sua incapacitação de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação eficiência e eficácia do trabalhador.

ERGONOMIA NO LOCAL DE TRABALHO

Vamos citar como exemplo de ambiente de trabalho a empresa aonde trabalhamos a Flextronics, empresa no ramo de eletrônicos. A empresa vem passando por varias mudanças no setor de manufatura, novos equipamentos e novos postos de trabalho, e a questão de ergonomia esta relacionado a essas mudanças.

As bancadas de trabalho estão sendo substituídas para que se ganhe mais espaço interno na fabrica e com isso uma iluminação mais adequada esta sendo instalada, porque a iluminação é fundamental para a realização de um bom trabalho, a falta de luz é ruim, mais o excesso de luz tambem atrapalha. Para quem trabalha sentado algumas cadeiras estão sendo substituídas e para postos onde se trabalhava sentado e passaram a trabalhar de pé, um tapete de borracha anti-stress esta sendo colocado, para que de mais conforto e reduza a fadiga, dores nas pernas e coluna. Outro ponto de mudanças é no local de armazenamento de componentes para que os mesmos estejam sempre a uma altura adequada e não seja preciso elevar muito as mãos para realizarem o trabalho.

As bancadas de trabalho também seguem uma altura padrão suficiente para atender todos os funcionários e como o trabalho de manufatura é um trabalho constante e repetitivo, ao final do turno é feita uma ginastica laboral visando o alongamento e relaxamento do funcionário.

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

FACULDADE COMUNITÁRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com