TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Positivismo

Por:   •  23/5/2018  •  Dissertação  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Positivismo?

O positivismo é uma corrente filosófica que surge a sociologia como uma ciência e que a sociologia como ciência deveria dedicar-se a busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza. Preocupados com a defesa da nova ordem social, consideravam que ideias dos conservadores exerciam uma grande influência para os autores positivistas, como Saint-Simon, Comte e Emelie Durkheim.

Eles buscavam entender uma série de ideias dos conservadores, procurando dar a elas uma nova roupagem, com o propósito de defender os interesses públicos.

Em destace, o Saint-Simon é considerado um dos primeiros pensadores socialistas e também como um dos fundadores do positivismo, ele sofreu influência de ideias iluministas e revolucionarias mas também sofreu influência do pensamento conservador, teve como mestre o filosofo iluminista D’Alambert.

Era considerado o mais “eloquente dos profetas da burguesia “ entusiasta da sociedade industrial. Para a sociedade após a revolução estava perturbada, pois ele achava que nela reinava um clima de desordem e de anarquia e que as relações sócias eram instáveis e o problema a ser enfrentado era a restauração da ordem.

Para ele, novas forças atuantes na sociedade eram capazes de propiciar uma nova coesão social. A nova era do industrialismo trazia a possibilidade de satisfazer todas as necessidades humanas e constituía a única fonte de riqueza e que o progresso econômico acabaria com os conflitos sócias e iria trazer segurança, e a função desse pensamento social deveria orientadar a indústria e a produção.

Ele acreditava muito na ciência e que a “elite da sociedade “ , era união dos industriais com os homens de ciências  e eram capazes de trazer ordem e harmonia a emergente sociedade industrial. Para ele a ciência desempenhava o mesmo papel que a religião tinha no período feudal.

Com uma visão otimista da sociedade industrial, ele sabia que existia um conflito entre os possuidores e os não possuidores e que para que não houvesse conflito, Para que não houvesse esse conflito ele disse que os possuidores tinham a possibilidade de atenuar este conflito apelando a medidas repressivas ou elaborando novas normas que orientassem a conduta dos indivíduos. E que era de de extrema importância que a ciência da sociedade, tinha que descobrir novas normas para guiar a conduta da classe trabalhadora para que pudesse não ocorrer um possível ímpetos revolucionários.

E que para haver melhorias das condições de vida dos trabalhadores a elite formada pelos industrias e cientista deveriam dar iniciativa.

A sociologia tem hoje um reconhecimento acadêmico graças a Durkheim, que estabeleceu o objeto de estudo da sociologia e seu método de investigação, Suas ideias, era fornecer uma resposta as formulações socialistas, ele discordava das teorias socialistas, principalmente das que atribuíam aos fatos econômicos para diagnosticar a crise das sociedades europeias, Para ele a raiz do problema de seu tempo não era de natureza econômica, mas de uma fragilidade moral da época em orientar o comportamento dos indivíduos.

Ele compartilhava com Saint-Simon a crença de que os valores morais constituem um dos elementos eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas e que a partir delas poderia criar relações estáveis e duradouras entres os homens, acreditava que a crescente divisão do trabalho acarretava um sensível aumento da solidariedade entre os homens, e o efeito mais importante da divisão do trabalho não era o seu aspecto econômico, mas a união e a solidariedade entre os homens.

Por causa das transformações sócio-econômicas da época, não existia um novo e eficiente conjunto de ideias e morais que pudesse guiar o comportamento dos indivíduos, tal fato a fazia que a sociedade industrial estava em um estado de anomia, não tinha regras.

Dedicou-se para estabelecer um objeto de estudo e um método para a sociologia, nenhuma ciência poderia se constituir sem uma área própria de investigação, deveria ser independente, pois tinha um conjunto de fenômenos na realidade que se distinguia daqueles estudados por outras ciências. A sociologia deveria se ocupar com os fatos sociais que se apresentavam aos indivíduos como exteriores e coercitivos. O seu pensamento marcou decisivamente a sociologia contemporânea, para que se preocupasse com a questão da manutenção da ordem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com