TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor Econômico

Por:   •  12/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

O Setor Externo

Atualmente as relações econômicas internacionais estão interligados por fluxos comerciais ou finananceiros, desenvolveu-se então a “Economia Internacional”, dividida em dois grandes blocos: os aspectos microeconômicos e macroeconômicos, relativos à taxa de câmbio e ao balanço de pagamentos. A comercialização entre os países está na diversidade de condições de produção ou na possibilidade de redução de custos na produção de bens.

Os economistas clássicos explicam que no comércio internacional cada país deva se especializar na produção da mercadoria (para exportação), em que é relativamente mais eficiente ou que tenha um custo menor e por outro lado importar bens com produção de custo relativamente maior, porém menos eficiente, assim terão bens diferentes no processo de trocas.

A teoria de vantagens comparativas (David Ricardo) está relacionada na produção de dois ou mais produtos por países diferentes, onde podemos observar as diferenças de custos de produção, através  das quantidades/horas homem no fator de produção (mão de obra), assim cada país importa ou exporta um produto de outro país, obtendo ganhos neste comércio internacional, há também limitações nas trocas, quando há um crescimento no nível de renda .

A taxa de câmbio é a medida de conversão de moedas entre países com relações econômicas entre si, podem ser determinadas por autoridades econômicas com fixação periódica de taxas ou através do funcionamento do mercado, onde há flutuação de taxa sob pressão da oferta e demanda. A demanda de divisas é contituida pelos importadores e a oferta de divisas é realizada pelo exportadores.

Quando se fala em desvalorização cambial, significa que houve um aumento da taxa de câmbio, quando uma moeda nacional é desvalorizada perante outra moeda valorizada de um outro país, diminui as importações, pois os produtos ficam mais caros, gerando a inflação de custos.  Quando se fala em valorização cambial, é quando há uma queda na taxa de câmbio, significa que a moeda nacional valorizada é mais forte, pagam-se menos reais por dólar, por exemplo (Plano Real), vantagens: há um controle da inflação, eleva-se os índices de produtividade, redução de custos e preços, desvantagens: setores nacionais despreparados, sofrem com a competição de preços, queda de vendas e consequentemente aumento do desemprego. A taxa cambial é relacionada aos preços de produtos exportados e importados, com taxa de câmbio elevada, estimula as exportações, com as taxas cambiais reduzidas, estimula as importações.

A valorização real é igual a valorização nominal, menos a taxa de inflação do período, a desvalorização irá depender do percentual em relação a taxa de inflação e também que a inflação interna seja superior a externa.

No governo a política cambial regula a taxa de câmbio, o BACEN fixa a taxa de câmbio com regras do sistema financeiro internacional, obrigando a disponibilizar as reservas para o mercado, já a política comercial interferem no fluxo de mercadorias e serviços.

Quando o mercado tem regime de câmbio flutuante, a taxa de câmbio torna-se muito volátil. O BACEN não tem obrigação de disponibilizar suas reservas, com isso as autoridades direcionam os instrumentos de política monetária com o intúito de estimular o nível de atividades e do emprego. Quando a taxa de câmbio fica muito alta, pressionando a inflação o BACEN injeta dólares no mercado, diminuindo sua cotação e se a taxa estiver muito baixa o BACEN compra dólares no mercado, elevando sua cotação (dirty floating).

Na política comercial externa (sujeitas às normas da OMC) temos duas medidas para proteger a produção interna: uma é através da elevação dos impostos e taxas de importação e outra é através das burocratizações para dificultar as transações no exterior.

Os fatores que influencias as exportações são os preços elevados (em dólares) dos produtos brasileiros no exterior, elevação dos preços internos em reais, aumento da taxa de câmbio, aumento da renda mundial e os subsídios de taxas de juros ou de isenções de impostos.

Os fatores que influenciam as importações são os preços em dólares, se estivem altos desestimula as importações, se os preços internos estiveram altos estimulará compra no mercado externo, aumento das taxas cambiais também desestimula as importações, o aumento da renda e do produto nacional, demandará mais produtos importados, como matéria prima, bens de capital ou bens de consumo, elevação de tarifas e barreiras de certos produtos impedem as importações.

O balanço de pagamentos é o registro estatístico-contábil de todas as transações com mercadorias, serviços e capitais físicos e financeiros realizadas entre um país e outros, utilizando uma conta denominada Variação de Reservas, utilizando-se de moedas estrangeiras, ouro monetário e direitos especiais de saque (“cheque especial”). O balanço de pagamentos possui as seguintes subdivisões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com