TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPÍTULO EXERCÍCIOS ECON E GESTAO DO SETOR PUBLICO

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 17

CAPÍTULO 1 - EXERCÍCIOS

  1. Explique a relação de Adam Smith e Frederick Taylor com a Gestão das Operações Produtivas:

A relação entre os dois sao o primeiro com o conceito da divisão do trabalho e Taylor com o estudo da melhor forma de se realizar uma tarefa

  1. Conceitue Gestão das Operações Produtivas:

A Gestão das Operações Produtivas trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

  1. Discuta sobre o que constitui qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade nas seguintes operações:

  1. Biblioteca universitária: 

Qualidade: Bom atendimento (funcionários cordiais), ambiente organizado, livros em boascondições, iluminação

Rapidez: rapidez na aquisição do mesmo com sistema individual de busca (informatizado).

Confiabilidade: A biblioteca não tem imprevisões de funcionamento por greve, etc.Disponibilidade durante todo o tempo (não há falta de exemplares, o que remete tempo deespera de devolução de outros alunos para liberação do exemplar de interesse).

Flexibilidade: Entregas de pedidos, serviços de leitura online (e-books), além de ampla gamade áreas de estudo (exatas, humanas, sociais, biológicas)

B) centro esportivo universitário:

Qualidade: Material de qualidade, instalações adequadas, as quadras com uma boa estrutura e sempre em bons estado.

Rapidez: Produção de forma rápida para atente a necessidade do cliente, Variedade de quadras oferecendo facilidade de obter um horário vago livre.

Confiabilidade: O agendamento de horários para a utilização da quadra

Flexibilidade: Por ser quadras poliesportivas tem a prática de vários esportes.

C) Restaurante universitário:

Qualidade: instalações devidamente limpas e higienizadas, ambiente agradável, ingredientes de qualidade, comida saborosa;

Rapidez: disponibilidade de todos os produtos ofertados no cardápio da empresa caso qualquer um seja solicitado pelo cliente, rapidez em todo o processo de atendimento do cliente ao chegar ao restaurante, solicitação de pedido, encaminhamento do pedido a cozinha, execução do pedido na cozinha, entrega do pedido ao cliente e finalização da compra, pagamento e disponibilidade de acesso ao estacionamento;

Confiabilidade: todos os produtos ofertados encontram-se disponíveis, tempo de entrega do pedido ao consumidor rigidamente no prazo;

Flexibilidade: adaptabilidade as tendências do mercado em que está inserido, a sugestões de clientes para melhoria do cardápio, atendimento ou ambiente.

D) Curso de administração da produção:

Qualidade: Bom atendimento (funcionários cordiais), ambiente organizado

Rapidez: rapidez   na   aquisição   do   mesmo   com   sistema   individual   de   busca (informatizado)

Confiabilidade: Disponibilidade durante todo o tempo

Flexibilidade: além de ampla gama de áreas de estudo

  1. Usando um exemplo de sua escolha, descreva como o custo de produção pode ser afetado pela mudança dos níveis de desempenho de qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade:

Quando o seu empregador não tem flexibilidade em relação aos seus funcionários isso torna o ambiente tenso e hostil, refletindo no trabalho se sus funcionários, já em relação a confiança é de extrema importância dentro de uma empresa pois isso traz mais relaxamento para o empregador.

  1. Muitas pessoas usam os termos fábrica e indústria como sinônimos. Esta afirmativa é verdadeira? Explique:

É importante tê-los em mente para não os confundir:

FÁBRICA - instalação onde ocorre produção, manufatura

INDÚSTRIA - coletivo de uma atividade econômica

  1. Cite as fases da evolução da Gestão da Produção e Operações:

Era da Produção Artesanal - até 1850, O Sistema Industrial “Fundo de quintal”, O nascimento do Sistema Fabril, A Era da Produção em Massa, Taylor e a “Administração Científica”, O movimento da Linha de Montagem, A virada do Japão – O Toyotismo, Edwards Deming e o movimento para a Qualidade

  1. O que é a Administração Científica e qual a sua contribuição a Gestão da Produção e Operações? 

Administração Científica Aplicação dos estudos dos métodos de trabalho revolucionou a gestão de operações a intenção era eliminar gasto, especialmente esforço físico visando minimizar os custos totais de produção. Uma vez o trabalhador tendo estabelecido como executar uma tarefa, Taylor defendeu o uso do procedimentos de operação padrão.

  1. Explique a expressão: “Os carros dele podem ser de qualquer modelo e qualquer cor, desde que sejam do modelo T e pretos”.

Ford combinou os ensinamentos de Taylor com os conceitos da especialização do trabalho e de para projetar a linha de montagem. Ainda que as linhas de montagem, entre outros esforços para melhorar a produtividade, tenham sido um sucesso, conduziram a uma proliferação de trabalhadores indiretos: almoxarifes, inspetores de controle da qualidade, engenheiros, programadores, entre outros.

  1. Explique as principais características do modelo toyotista:

Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.

Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.

Just in time (na hora certa) – sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.

Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.

Team Work ( trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por um líder.

Controle de Qualidade Total – todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A ideia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser “qualificados” para serem contratados.

  1. Cite e explique de forma sucinta os 14 Princípios de Deming:

Estabeleça constância de propósitos, Adote a nova filosofia, Elimine a necessidade de inspeção em massa, Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço, Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, Institua treinamento, Institua liderança, Elimine o medo, Elimine as barreiras entre os departamentos, Elimine lemas, exortações e metas, Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção, Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho, Institua um forte programa de educação, Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com