TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ECON E GESTAO DO SETOR PUBLICO

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Luísa Regina Nascimento Dos Santos – RA: 737431-3

MATRICULA TUTELADA

DP 7° SEMESTRE

J162 - ECON E GESTAO DO SETOR PUBLICO

P1 E P2

São Paulo

2019

Questões - NP1

  1. Ao estudar o Estado, percebe-se que o poder é fundamental para estabelecer a ordem.

Podemos destacar o poder como:

  1. Substancialista quando exercido no âmbito militar.
  2. Subjetivista quando exercido no âmbito jurídico.
  3. Relacional quando exercido sob influencia de um governante.
  4. Todas as afirmativas anteriores estão corretas
  5. Nenhuma das afirmativas anteriores está correta.

 

Justificativa: Alternativa correta, D – (Todas as afirmativas anteriores estão corretas).

A filosofia politica apresenta o poder sob três aspectos fundamentais, que são o substancialista, subjetivista e o relacional. A substancialista entende que o poder é como qualquer substancia material que o homem possui e usa para atingir um determinado objetivo; a subjetivista ensina que poder não é a coisa que serve para alcançar certo objetivo, mas a capacidade do sujeito em obter certos efeitos; e, por fim a relacional, em que o poder é a relação entre dois sujeitos de modo que o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário, não ocorreria.

   

  1. Segundo Norberto Bobbio, no Estado de Direito, os elementos constitutivos do Estado são:

  1. A soberania, a ordem e o exercito.
  2. O povo, a soberania e a ordem.
  3. O povo, o território e a soberania.
  4. O território, a ordem e a soberania.
  5. (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

 

 Justificativa: Alternativa correta, C – ( O povo, o território e a soberania).

Fazem parte dos elementos constitutivos do estado, o povo o território e a soberania, ou seja são membros formados da nação e são unidos pelo mesmo ideal, mas cada um possui suas próprias características, trabalhando e atuando juntos com a finalidade única de atingir o chamado bem comum. O povo que representa um conjunto mais estrito e se refere apenas aos nativos. O território é o componente físico de extrema importância. Compreende o local onde as casas do povo são construídas, sendo neste espaço geográfico que a nação pratica.

  1. Em um Estado representativo, é correto afirmar que:

  1. O indivíduo é pelo Estado, mas o Estado não é pelo individuo.
  2. A vontade coletiva é a regra da maioria.
  3. Há um sistema politico monocrático.
  4. (Todas as alternativas anteriores estão corretas).
  5. (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

Justificativa: Alternativa correta, B – (A vontade coletiva é a regra da maioria).

O Estado representativo é formado pela vontade coletiva, regido pela regra da maioria, onde o individuo não é pelo Estado, mas o Estado é pelo individuo. O seu sistema é democrático, como uma forma de governo do povo, para o povo e pelo povo, grande exemplo para essas afirmações é quando observamos o funcionamento da votação para a eleição de um candidato, com o propósito de que ele exerça o designado cargo, representando o povo, ou seja, o eleito é destinado ao posto tendo a maioria dos votos, portanto uma vontade coletiva a maioria, sendo chefe do estado ( país, municípios, etc.) a representar o povo que o escolheu.

  1. A partir da discussão de Estado e sociedade, compreende-se que é fundamental entender o homem como “animal politico por natureza”, isso é os problemas políticos derivam da necessidade do homem de viver em sociedade. Assim, podemos definir politica pelo menos, de dois modos. Política:

I – É um conjunto de ações individuais que procuram atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

II – É uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.

III – É uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito a organização, funcionamento e os objetivos de uma comunidade em particular.

Está correto o afirmado em:

  1. I,II e III.
  2. I somente.
  3. II somente.
  4. I e II somente.
  5. III somente.

Justificativa: Alternativa correta, C – (II somente).

A resposta está correta, pois a politica é uma ciência que tem por objetivo governar um estado ou nação, o seja, é um conjunto de ações para realizar a organização, direção e administração; politica está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social, garantindo a estabilidade.

  1. Em todos os países a Teoria da Tributação considera diversos fatores para a definição de taxas e/ou contribuições pagas ao Estado, para que a população tenha condições de pagar os impostos sem aprofundamento da desigualdade social do país.

Entre os principais fundamentos da Teoria da Tributação inclui-se:

  1. I – O da equidade, que versa sobre o dever de tributar mais aqueles que têm renda mais alta.
  2. II – O da progressividade, que versa sobre a distribuição de ônus tributário de forma individua sobre todos os cidadãos de uma sociedade.
  3. III – O da neutralidade, que versa sobra a elevação e socialização dos impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.

Está correto o afirmado em:

I,II e III.

I e II.

I e III.

II e III.

(Nenhuma das afirmativas está correta).

Justificativa: Alternativa correta, E – (Nenhuma das alternativas está correta).

O conceito da equidade, ou seja, a ideia de que a distribuição do ônus tributário deve ser equitativa entre os diversos indivíduos de uma sociedade; ou seja, disposição para exercer a imparcialidade na correção da lei em que a justiça se exprime. O conceito da progressividade, isto é, que estabelece que os impostos devam onerar mais aquele que detiver maior riqueza tributária. O conceito da neutralidade, pelo qual os impostos devem ser tais que minimizem os possíveis impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com