TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Economia

Por:   •  27/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

 

Trabalho de Economia

ITABIRA

                                                     1º SEMESTRE/2018

  1. Escreva a respeito da implantação do Plano Real, destacando a efetividade no controle da inflação e as medidas de arrocho e a desvalorização da moeda em 1999. (3 pontos)

R: Foi um plano econômico que tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação, desenvolvido pela equipe Econômica do então Presidente Itamar Franco, foi posto em prática em 30 de junho de 1994. O Governo Itamar tinha como ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que ficou famoso e se elegeu em 1994 Presidente através do feito. As principais ações do Plano Real foi a redução de gastos públicos e aumento dos impostos como forma de controlar as contas do governo, criação da Unidade Real de Valor (URV) como forma de regular a economia, criação de uma nova moeda forte: o real (R$), aumento das taxas de juros e aumentos dos compulsórios (estas medidas tinham como objetivo reduzir o consumo e provocar a queda da inflação), redução dos impostos de importação para aumentar a concorrência com os produtos nacionais (provocando a redução dos preços), controle cambial, mantendo o Real valorizado diante ao Dólar (esta medida visava estimular a importação e aumentar a concorrência interna, controlando o aumento dos preços dos produtos nacionais). O Plano Real deu certo a inflação passou a ser controlada e diminuiu significativamente com o passar dos anos, hoje temos a inflação abaixo de 5% ao ano. Apesar de ter colhido bons frutos de 1994 á 1998, em 1999 veio a primeira grande desvalorização do Real desde a sua implantação, a implementação de políticas econômicas deflacionistas (juros elevados, baixo investimento estatal), associadas a um câmbio semifixo sobrevalorizado, gerou, ao longo dos anos, um grave acúmulo de problemas econômicos estruturais e a "abertura" indiscriminada da economia, associada à sobrevalorização do real frente ao dólar e outras moedas consideradas "fortes", tiveram consequências negativas como o crescimento dos déficits comerciais e enfraquecimento da indústria nacional, os setores importadores da economia foram fortalecidos diante da facilidade de importação de produtos em dólar, em detrimento dos setores exportadores, cujos produtos ficavam mais caros e as vendas no exterior caíram.

  1. Escreva a respeito da economia durante os governos Lula, destacando o boom das commodities e o crescimento do mercado interno e do crédito ao consumidor. (4 pontos)

R: A eleição do ex-presidente Lula gerou desequilíbrios na economia causados por sua eleição em 2002, visto seu partido político PT, que até então pregava abertamente o rompimento de "tudo que aí está". Ninguém tinha confiança em nada, pois o futuro governo não apenas era uma incógnita, como também iria assumir em meio a uma situação econômica muito delicada.

  Tão logo assumiu o poder em janeiro de 2003, houve um surpreendente ajuste na economia. O governo Lula surpreendeu a maior parte do mercado e nomeando uma equipe econômica tida como ortodoxa e conservadora. A simples nomeação dessa equipe econômica gerou uma surpresa positiva. A equipe econômica sinalizou claramente que a política econômica adotada seria baseada no cumprimento de contratos, na liberdade de preços, em uma política fiscal austera, na elevação do superávit. E em uma política monetária dura e restritiva, que seria garantida por um Banco Central que teria total autonomia operacional, a confiança começou a voltar ao mercado.

Como resultado das intervenções desta equipe econômica, primeiro, a inflação de preços acumulada em 12 meses começou a cair rapidamente, A rápida queda na inflação de preços e o cenário de estabilidade política e econômica geraram a confiança necessária para o retorno dos investimentos e, por conseguinte, do crescimento econômico.

Com estas intervenções feito em 2003 e a subsequente estabilização da economia, houve um substancial aumento do investimento do crédito e da quantidade de pessoas empregadas, as quais não apenas expandiram o mercado de consumo interno, como também aumentaram a plataforma produtora de exportação.

  1. Escreva a respeito da economia nos governos Dilma. (4 pontos)

R: Aparte de 2011 entra na presidência Dilma Rousseff, a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. Seu mandato foi dotado de desafios internos e externos, que levaram a economia brasileira a ultrapassar diferentes desempenhos econômicos ao longo desse período. Umas das soluções adotadas por ela foi a adoção de políticas fiscais e expansionistas de modo a estimular a atividade econômica do país, e utilizou a elevação da taxa de jurus básica da economia com o objetivo de conter a inflação e a desvalorização do real e incentivar a exportações do país, para torna os preços e os produtos do país mais competitivos no mercado externo. Essas técnicas foram muito criticadas por causa do aumento da inflação e do déficit público, e a instabilidade do crescimento do PIB, fazendo com que em 2014 o PIB chegasse a 0,1% tendo um alto índice de desaprovação. Em 2015 com sua reeleição, Dilma Rousseff adota a conduta emergencial de corte de gastos e despesas, que empaquetou na desconfiança dos agentes econômicos do país. Com a inflação acelerada e queda na produção industrial e o alto índice de desempregos no país e a redução do PIB, fazendo com que seu índice de desaprovação se elevasse tanto pelos economistas quanto pela população, fazendo com o que a levasse a seu impeachment.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com