TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Economia

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUURAS DE MERCADO

As diferentes estruturas de mercado dependem principalmente de três características fundamentais:

  1. Quantidade de empresas nesse ramo de mercado.
  2. Diversidade de produtos presentes na produção.
  3. A existência de barreiras para a entrada de novas empresas neste mercado.

Existem diversos estudos e analises sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre essas análises esta centralizada no objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc. Quanto aos seus objetivos, as empresas defrontam-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar mark-up (margem sobre os custos diretos).

No mercado de bens e serviços podemos caracterizar em três principais formas de mercado, segundo as três características fundamentais de analise dadas anteriormente, sendo as formas as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, e oligopólio.

CONCORRENCIA PERFEITA

Esta forma de mercado é composta por varias empresas, de modo tal que uma empresa simplesmente, não afeta de modo significativo a oferta existente nele, não alterando assim o equilíbrio de preços desse mercado.

Empresas nesse meio também são chamadas de price-takers (“aceitante de preço”. Uma firma que, sendo apenas uma de vários produtores de um bem, não tem poder para fixar o preço a que o produto é vendido. Uma firma num mercado de concorrência perfeita é o exemplo clássico do price-taker. Tem de vender ao preço que prevalece no mercado: se colocar um preço mais elevado do que os seus concorrentes pelo mesmo produto, nenhum comprador vai dirigir-se a ela; se tentar vender a um preço mais baixo sofrerá um prejuízo e será inviável no longo prazo. Uma firma price-taker pode alterar o seu ritmo de produção e venda (dependendo do nível de procura) sem afetar o preço de mercado do seu produto; ela enfrenta uma curva da procura perfeitamente elástica).

Nesse tipo de mercado destacam-se as seguintes características:

  1. Grande número de empresas no ramo.
  2. Padronização do produto motivo da concorrência entre as empresas.
  3. Estar sempre aberto para entrada de novas concorrentes.
  4. Fornecer todas as informações sobre oferta e lucro para os participantes do mercado, trabalhar com transparência.

Devido ao equilíbrio de mercado na concorrência perfeita não existe lucros desacerbados, apenas lucros normais que representam o custo de oportunidade da organização, pois lucros extraordinários fariam aumentar a concorrência. Mas é preciso destacar que não existe mercado que seja pura e simplesmente de concorrência perfeita.

MONOPOLIO

Podemos perceber que empresas na situação de monopólio sempre tentam impedir entrada de novas empresas no ramo, existindo assim barreiras para as demais organizações. Nesse mercado salientamos também que não há produtos substitutos no mercado e o poder do mercado esta na mão de uma empresa apenas.

Dando a ela o poder de decidir sobre o preço de oferta de seus produtos já que a concorrência é inexistente. Restando apenas duas opções para os consumidores, ou aceitam as condições impostas pelo detentor do monopólio, ou deixam de consumir o produto por ele oferecido.

O monopolista faz uso desse artificio para tentar minimizar perdas e maximizar os lucros. Quando o consumo estiver em baixa o monopolista poderá abaixar o preço para incentivar o consumo, se o consumo em alta a lucratividade estiver em baixar, a empresa aumenta o valor para tentar maximizar o lucro, contudo o aumento não poderá ser feito de qualquer forma desacerbada pois poderá acarretar em queda brusca do consumo e o lucro tornar-se-ara prejuízo.

As barreiras que impedem que o monopolista perca o poder sobre o mercado podem advir de fontes diversas:

  1. De forma pura ou natural: podendo ocorrer em caso de necessitar de grandes quantias para produção do produto em questão. E a empresa que já esta estalada no mercado, já trabalhando com altos valores o que possibilita a ela fornecer seu produto com um valor relativamente baixo, impossibilitando assim a entrada de novas empresas, mantendo o poder centralizado.
  2. Patente: a empresa fica com o monopólio da tecnologia de produção ate que a mesma cai em domínio publico.
  3. Controle de fatores de produção: quando uma empresa detém fatores essenciais para produção do produto em vista. Como por exemplo, a empresa VALE que possui as fontes de mineiro no Brasil. Se apenas ela possui a fonte de matéria-prima, apenas ela produzira.
  4. E ainda existe o monopólio institucional ou estatal: ocorre em empresas como o fornecimento de agua, luz e segurança.

OLIGOPÓLIO

O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). 

Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com