TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valor Presente Liquido

Por:   •  14/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A análise deve ser feita quando se tem em mente a idéia de um investimento financeiro, nesse caso deve-se analisar diversos fatores que serão abordados posteriormente nesse texto. Diversos investidores de qualquer área geralmente usam o método empírico, ou seja, simplesmente investem e esperam o retorno, esse método pode geralmente levar a falência quando se tratam de grandes quantias financeiras,já que diversos fatores são deixados de lado, para contornar esse risco é feita a análise de diversos fatores importantes como risco, viabilidade, rentabilidade.

O presente trabalho busca abordar índices como valor presente líquido, valor presente líquido anualizado, índice custo-benefício, retorno sobre investimento, taxa interna de retorno, payback, ponto de Fischer.

Valor Presente Líquido (VPL)

Conforme Guimarães (2002, p 8),

O critério do valor presente líquido (VPL) fornece indicação a respeito do potencial de criação de valor de um investimento. Se o valor presente líquido for maior do que zero, significa que o investimento deve fornecer um valor adicional ao investidor, se o VPL for menor do que zero, significa que o investidor deverá perder valor com o investimento. Uma empresa que decide implementar um projeto de VPL menor do que zero está reduzindo seu valor de mercado na mesma proporção. O VPL Compreende a soma de uma série de fluxos de caixa, desde a data zero até a data final da série.

O VPL é calculado por meio de uma fórmula e é usada para se calcular quanto vale no presente uma determinada quantia de capital depois de uma série de fluxos de caixa levando em conta uma taxa de desconto, ou seja, a desvalorização do capital decorrente de juros.

A equação abaixo é usada para encontrar o VPL:

[pic 1]

Onde FC significa o fluxo de caixa de cada período, o i é a taxa de desconto escolhida, o t é o período e n o tempo total do projeto. Assim que o estamos vendo é cada fluxo de caixa ser dividido pela taxa de desconto elevada ao seu respectivo período, visto que os juros, neste caso, são compostos.

Valor Presente Líquido anualizado (VPLa)

O VPLa trata-se de um índice que responde as questões de ganhos anuais, ou seja, representa o VPL levando em consideração o tempo de cálculo anual. Esse índice é importante, pois para vários tipos de investimentos, como agrícolas, é apresentada uma dimensão mais real para o investidor devido a esse tipo de investimento ter um ciclo geralmente anual o que permite uma melhor visualização dos resultados em termos de ganho por período.

Índice Custo-benefício (ICB)

O ICB é a relação de quanto se espera ganhar para cada unidade de capital investido.

O índice é uma razão simples entre o retorno esperado e o retorno necessário para realizá-lo.

[pic 2]

A análise do ICB consiste que para que se tenha viabilidade no projeto é de que o índice seja maior do que 1, do contrário teremos prejuízos.

Retorno Sobre investimentos (ROI)

O ROI tem varias definições, mas basicamente é uma ferramenta bastante utilizada em finanças para calcular o quanto seu negócio está trazendo de retorno. Existe três fases do índice que serão abordadas mais a frente.

A fórmula para o cálculo é:

[pic 3]

Lucro Operacional = lucro obtido pela empresa antes de remunerar seus financiadores. 

Investimento = também denominado de ativo líquido. Diz respeito ao valor do ativo menos os passivos não onerosos (passivos de funcionamento), que inclui fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar.

Fases do ROI:

  • ROI negativo: É quando não se teve total cobertura dos investimentos feitos, ou seja, ainda se encontra com saldo total devedor.
  • Break even: É quando o investimento foi pago, ou seja, ainda não se teve lucro, porém os investimentos foram cobertos.
  • ROI positivo: É quando o negócio se mostra lucrativo, ou seja, os investimentos estão retornando.

Taxa Interna de Retornos (TRI)        

A TIR é a taxa de descontos que iguala, em determinado período, o valor presente dos recebimentos com o dos pagamentos previstos, ou seja, é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (574.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com