TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor presente líquido (NPV)

Seminário: Valor presente líquido (NPV). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  6.540 Palavras (27 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Não adianta nada ter a meta e não saber se a atingiu. É preciso criar o hábito de, depois de identificado quais são os processos que precisam ser monitorados, medir e analisar os resultados. Ou seja, planejar, fazer, checar e aprimorar tudo aquilo que puder ser melhorado.

Para essa atividade, nada melhor do que criar indicadores para mostrar o que está acontecendo. Inclusive, ao analisar tais indicadores, será possível verificar as tendências, fazendo com que se tomem ações corretivas, antes que um problema venha a se agravar.

Uma vez com os indicadores definidos, após análise crítica dos resultados, será possível tomar as melhores decisões. Para isso, os indicadores devem ser gerados a partir das necessidades dos usuários e da alta administração. Devem estar sempre associados às áreas cujos desempenhos causam maior impacto no sucesso da instituição.

É bom procurar desdobrar as metas do serviço prestado. Através de indicadores, é possível viabilizar a melhoria dos serviços, bem como o aumento da produtividade da instituição. Com isso, aumenta-se a satisfação dos usuários e a possibilidade da instituição realizar análises e tomar ações de qualidade.

Para administrar bem qualquer serviço é preciso que seu desempenho seja medido. Não dá para usar somente as informações do tipo "acho que...". Dessa forma, passamos a considerar alguns dos principais indicadores.

1. VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milhão hoje não valeriam R$ 1 milhão daqui a um ano, devido ao custo de oportunidade de se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupança para render juros. É um método padrão em:

• Contabilidade gerencial: para a conversão de balanços para as chamadas demonstrações em moeda constante, quando então se tenta expurgar dos valores os efeitos da inflação e das oscilações do câmbio. Também é um dos métodos para o cálculo do goodwill, quando então se usa o demonstrativo conhecido como fluxo de caixa descontado (ver Valor presente ajustado);

• Finanças: para a análise do orçamento de capitais - planejamento de investimentos em longo prazo. Usando o método VPL um projeto de investimento potencial deve ser empreendido se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as saídas de caixa (que iguala o valor presente líquido) for maior que zero. Se o VPL for igual a zero, o investimento é indiferente, pois o valor presente das entradas é igual ao valor presente das saídas de caixa; se o VPL for menor do que zero, significa que o investimento não é economicamente atrativo, já que o valor presente das entradas de caixa é menor do que o valor presente das saídas de caixa.

Para cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizada a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) como taxa de desconto. Se a TMA for igual à taxa de retorno esperada pelo acionista, e o VPL > 0, significa que a decisão favorável à sua realização. Sendo o VAL superior a 0, o projeto cobrirá tanto o investimento inicial, bem como a remuneração mínima exigida pelo investidor, gerando ainda um excedente financeiro. É, portanto, gerador de mais recursos do que a melhor alternativa ao investimento, para um nível risco equivalente, uma vez que a taxa de atualização reflete o custo de oportunidade de capital. Estamos perante um projeto economicamente viável. Desta maneira, o objetivo da corporação é maximizar a riqueza dos acionistas, os gerentes devem empreender todos os projetos que tenham um VPL > 0, ou no caso se dois projetos forem mutualmente exclusivos, deve escolher-se o com o VPL positivo mais elevado.

Se o VAL = 0 – Ponto de indiferença. No entanto, dada a incerteza associada à estimativa dos cash flows que suportaram a análise, poder-se considerar elevada a probabilidade de o projeto se revelar inviável.

Se o VAL < 0 – Decisão contrária a sua realização. Estamos perante um projeto economicamente inviável.

Na análise de dois ou mais projetos de investimento: Será preferível aquele que apresentar o VAL de valor mais elevado. No entanto, há que ter em consideração que montantes de investimento diferentes, bem como distintos horizontes temporais, obrigam a uma análise mais cuidada.

Quanto maior for a taxa de atualização utilizada na avaliação, menor será o VAL dos projetos, dado que passa a exigir uma credibilidade do projeto de investimento superior.

Relativamente às amortizações e variação das provisões, trata-se de custos não desembolsáveis pelo que devem ser acrescidas aos resultados do projeto de modo a determinar os cash flows do projeto. No entanto, não podemos descurar que, por influírem na determinação dos resultados, e consequentemente na determinação da matéria coletável, proporcionam uma economia fiscal.

O seu impacto no VAL dos projetos é função do método de amortização utilizado. São três os métodos correntes de amortização de imobilizado:

• Método das amortizações regressivas.

• Método das amortizações constantes;

• Método das amortizações progressivas;

Pelo que, VAL (Amor. Regressivas) > VAL (Amort. Constantes) > VAL (Amort. Progressivas)

O indicador VAL é, do ponto de vista teórico, em condições estritamente deterministas, o mais consistente dos indicadores disponíveis. Contudo, também apresenta algumas limitações sendo, sobretudo, de difícil interpretação.

O VAL não apresenta insensibilidade à escala do projeto, como acontece com o IR, TIR e PB.

A característica essencial deste método é a análise das alternativas de ação existentes, considerando-se para efeito de comparação um valor único colocado em uma data arbitrária, como o Valor Present e (P) equivalente a cada um dos fluxos de caixa representativos de cada uma das opções.

O VAL é insensível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com