TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O agronegócio

Trabalho acadêmico: O agronegócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver análises econômicas, dimensionar os custos do marketing no agronegócio, explorar os fatores que influenciam a dinâmica econômica, e como as atividades empresariais podem ser afetadas positivamente e negativamente por esses fatores; levantar informações sobre viabilidades de mercados e consumidores, inflação e as influências da economia e do Governo sobre um ramo do agronegócio. Mostrando a importância da Política Monetária e Política Fiscal do Governo Federal como mecanismos de intervenção na economia nacional.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 INFORMAÇÕES DO RAMO DE NEGÓCIO 7

2.1 PÚBLICO ALVO 8

2.2 PRODUTOS QUE SÃO ANUNCIADOS 8

2.3 ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM MARKETING - PÚBLICO ALVO 8

3 ANÁLISE DE MERCADO 9

3.1 HISTORICO DA EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR 10

3.2 MOTIVOS DA EVOLUÇÃO DO MERCADO 11

3.3 EMPRESAS PARTICIPANTES DESTE MERCADO 11

4 PRODUTO 11

4.1 CUSTO 15

4.2 PREÇO DE VENDA 16

5 CONCORRÊNCIA 17

6 PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO 18

7 INFLUÊNCIA DA ECÔNOMIA NO RAMO DE NEGÓCIO 20

8 DINÂMICA ECONÔNICA DA REGIÃO DE CAMPINAS 21

9 INFLAÇÃO 22

10 CONCLUSÃO 24

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

LISTA DE FIGURAS

1.1 ESTADOS QUE MAIS PRODUZEM NO BRASIL 9

1.2 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO SUPPER BANNER 12

1.3 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO BANNER LATERAL 12

1.4 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO VITRINE 13

1.5 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO POP-UP 14

1.6 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO 14

1.7 DEMONSTRAÇÃO DE NEWSLETTER 15

1.8 DEMONSTRAÇÃO DE ANÚNCIO EM PRIMEIRA PÁGINA 15

1.9 QUADRO DE VALORES OPERACIONAIS (VALORES EM R$) 16

1.10 TABELA DE PONTOS FORTES E FRACOS 17

1.11 ÍNDICE DE VISITANTES NO SITE: PERÍODO - ABRIL/2013 18

1.12 ÍNDICE DE VISITANTES NO SITE: PERÍODO - MAIO/2013 19

1.13 TAXA DE CRESCIMENTO ACUMULADO DE JAN A JUN 2013(%) 21

1 INTRODUÇÃO

O Brasil apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), feito em 2011. O País também lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe e tem crescimento médio de 3,6% ao ano.

O agronegócio representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País. Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países. Principal parceiro comercial do Brasil, a China importa US$ 388,8 milhões em produtos agrícolas brasileiros ou 8% no total exportado pelo setor. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que importam do agronegócio nacional pouco menos que os chineses.

Os avanços na área da pesquisa, feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são essenciais para o aumento da produtividade da agricultura brasileira. Um dos novos estudos da Embrapa é a produção de etanol de segunda geração. As matérias primas alternativas, usadas nessa pesquisa, estão em fase de teste e consistem em bagaço da cana-de-açúcar, capim, resíduos florestais e sorgo, encontrados em grandes quantidades na natureza e aproveitados na fabricação do novo tipo de etanol.

Além disso, o Brasil conta com o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro, com o objetivo de ampliar a oferta de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol nos próximos anos.

A política agrícola brasileira incentiva a expansão do setor, por meio da concessão de crédito e benefícios fiscais, além de programas como o seguro rural (que permite ao produtor proteger-se contra perdas nas safras e rebanhos). O número de contratos firmados nesse programa, em 2011, chegou a 57,8 mil.

Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio. Contribuem também o aumento do preço das commodities nos mercados interno e externo nos últimos anos.

2 INFORMAÇÕES DO RAMO DE NEGÓCIO

A maioria dos setores da economia utilizam o marketing como arma para seu desenvolvimento. O marketing, ou seja, a publicidade, a propaganda e qualquer outra ferramenta de divulgação, distribuição, análise de mercado e promoção, ajuda a movimentar a maior parte das atividades econômicas em todo o mundo.

No caso do setor rural, isso não poderia ser diferente. O marketing rural é uma atividade em franco desenvolvimento e, no Brasil, ele vem crescendo continuamente nos últimos anos. As primeiras empresas a se utilizarem do marketing, na área rural, foram as grandes multinacionais, principalmente dos setores de maquinário agrícola e químico.

Com o passar do tempo, várias atividades agropecuárias começaram a se desenvolver através do marketing rural, em alguns casos, o marketing pode ser considerado a "alma" da negócio. Um claro exemplo disso são os milionários leilões de animais, principalmente os de cavalos, que se utilizam de uma grande estrutura de divulgação, que inclui publicidade, organização de eventos, assessoria de imprensa, etc. Os altos valores conseguidos nesse tipo de leilões se deve, principalmente, a uma organização e uma divulgação bem feitas.

O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com