TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente para social social Uma econômica

Artigo: O ambiente para social social Uma econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Trajetória da sustentabilidade:

Do ambiental ao social, do social ao econômico

O autor cita cinco dimensões da sustentabilidade no texto, econômica, ambiental, social, política e cultural.

A sustentabilidade está relacionada ao uso de recursos naturais, com a finalidade de preserver a qualidade de vida, conforto sem prejuízos ao ecossistema e a economia.

Já a dimensão econômica está ligada diretamente com o valor real $ dos recursos naturais, que se atrela a dimensão social, consciência e educação no consume.

Tendo também, diretamente ligadas as dimensões política e cultural, que tratam a regionalização do sistema, com adequação dos costumes e política justa.

Embora estas cincos dimensões sejam citadas pelo autor, o mesmo, estabelece-se um consenso a respeito de três: ambiental, econômica e social.

O autor ainda dá três respostas a crise ambiental, a tecnológica contribuindo na otimização dos processos de produção tanto de bens de consume quanto na geração de energia por meios renováveis e limpos e ainda na reutilização de matérias primas provenientes da reciclagem.

Dá também como resposta a importância sobre a conscientização e mudança nos hábitos de consumo , sendo que reduzindo consumo, diminui a produção que diminui a extração de recursos naturais, levando em conta o reaproveitamento, reutilização e a reciclagem como fatores importantes no processo.

Se houver um consumismo desenfreado entra a terceira resposta, a extinção da humanidade por não termos conseguido evitar uma catastrofe.

Conclusão

Os governos, organizações e sociedade só encontraram uma saída para crise ambiental e se tornaram sustentáveis com uma política forte, com políticos justos, sem corrupção, não se pode gastar mais tempo investigando desvios de conduta e dinheiro público do que com educação, saúde, geração de emprego e outros.

Como se preocupar com o futuro do planeta, sem não se consegue governar um município, como querer mudar o conceito de consumo, se nem se quer há educação para todos, como controlar natalidade, se houve falha na educação e o setor de saúde é um caos, como criar leis a serem cumpridas se os próprios governantes violam grande parte delas.

Sem referência, sem leis, sem governo justo o fim é um só a busca pela sobrevivência a qualquer preço.

Se o mundo, a humanidade não souber ser um, uma unidade, o fim é certo, e tudo isso depende daqueles que lideram a sociedade, líderes políticos, religiosos, qualquer autoridade acima de um grupo.

Leis iguais a todos, punição igual a todos e objetivos comuns, sem invasão aos conceitos e opção de vida de cada grupo.

REFERÊNCIAS

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.Estud. av. [online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 51-64. ISSN 0103-4014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com