TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capitalismo

Por:   •  8/5/2015  •  Monografia  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

     O trabalho atividade física e teleológica típica do ser humano que tem por finalidade atender necessidades diversas da espécie humana produzindo valores de uso é comum em todos os modos produtivos. Nas sociedades capitalistas a novidade é que além de produzir valores de uso, produz também mercadorias que possuem valor de troca, que se dá a partir do trabalho realizado através do comando de um capitalista.

       O capitalista com sua produção de valores de troca tem como objetivo a produção de mais-valia e o aumento cada vez maior do seu capital a partir da reprodução ampliada. Tal processo se dá a partir do trabalho excedendo que é desapropriado do trabalhador pelo capitalista no processo de trabalho. Fazem parte da produção capitalista: as condições objetivas da produção que são as condições objetivas de trabalho, como por exemplo o maquinário, os objetos de trabalho e meios de trabalho e as condições subjetivas da produção que é a capacidade de trabalho comprado pelo capitalista, ao qual não se tem como garantia que os fins seja o planejado pelo capitalista por isso é chamado de subjetivo. A produção capitalista se dá na maioria das vezes de modo fabril, ao qual o operário contratado pelo capitalista precisa estar adequado ao processo de trabalho na produção que se dará a partir da execução de máquinas, uma vez que os meios de produção que ditaram a produção, o operário ira apenas operar o maquinário em condições fragmentadas. Lembrando que a produção capitalista tem como finalidade além da produção de mercadorias que terão valores de uso produzir-se também mercadorias com valor de troca, o processo produtivo é a produção de capital que se dá numa relação social que envolve capitalista e seu trabalhador contratado, ao qual, irá gerar em sua produção mais-valia e lucro em troca de um salário que foi antecipadamente combinado com seu contratante. Tal relação social de produção em que para o capitalista implicará produção de mais-valia  e aumento de capital irá representar para o trabalhador apenas seu baixo salário, pois do processo produtivo nada será para o trabalhador, a mercadoria produzida não pertencerá ao trabalhador, o lucro não irá ser  do trabalhador, isso faz com que o operário trabalhador veja o processo produtivo como um trabalho alheio a si, ao qual está submetido ao capitalista pelo seu salário(subsunção formal do trabalho), em que deve trabalhar no espaço físico que pertence ao capitalista produzindo no maquinário que também pertence ao capitalista o que irá permitir que o trabalhador seja muito explorado e que a extração de mais-valia seja cada vez maior, enquanto o trabalhador permanece numa produção alienada se sentindo alheio a sua própria produção, não percebendo que toda a riqueza adquirida pelo capitalista é extraída do seu trabalho excedente.

     Nas sociedades capitalistas todas as necessidades humanas são geradas a partir da produção capitalista, comprasse a partir do grau produtivo e não a partir do que realmente precisa-se como ser humano. Esse fator permite que o capitalista acumule ainda mais capital.

      As características de trabalho até agora citadas são características do trabalhador produtivo ao qual seu trabalho gera cada vez mais mais-valia, aumentando cada vez mais o capital do capitalista, pois o trabalhador produtivo produz a mais-valia diretamente e é um trabalhador assalariado que produz no espaço e no maquinário pertencente ao capitalista. Nas sociedades capitalistas existe também o trabalho improdutivo que em seu trabalho consome a mais-valia do capitalista, porem sem produzir lucro, nem mais-valia, e nem aumenta o capital do capitalista, por exemplo um jardineiro contratado que nada ira produzir em seu trabalho prestando somente seus serviços de jardinagem recebendo em troca um valor combinado com o contratante. O capitalista com o trabalhador improdutivo ira lucrar somente no momento que esse prestador de serviços com seu salario adquirido comprar mercadorias produzidas pela produção capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com