TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caso Рarmalat

Artigo: O caso Рarmalat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A Parmalat era a maior empresa do setor alimentício da Itália, atuava em 30 países, com o total de 35 mil funcionários. No Brasil a segunda maior compradora de leite e controlava a indústria de laticínios em vários estados brasileiros, principalmente em São Paulo. No final de 2003, um dos maiores escândalos contábeis da sociedade mundial vieram a tona. O império chamado Parmalat quebrou, com um buraco de 15 bilhões de euros foi descoberto em seus registros contábeis. Esse assunto se tornou alvo da imprensa mundial. Foram descobertos paraísos fiscais, fraudes, rombos e falsificação de documentos.

Muito se falou da crise dessa empresa, que era referencia do leite, de seu rombo financeiro, de sua fraude contábil, mas tudo isso se resume em falta de ética profissional, pois não adianta existirem rígidas regras de fiscalização e controle contábil se não existir ética por parte de seus profissionais e por seus executivos responsáveis pela empresa. Hoje mais de 81 % das empresas brasileiras já foram vitimas de fraudes contábeis. Mas isso constitui em mais uma aberração econômica e social que esta virando hábito e rotina nesse capitalismo do nosso tempo.

O CASO PARMALAT

História

O italiano Calisto Tanzi tinha 22 anos quando o seu pai morreu e ele foi obrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio. Até que resolveu inovar e investir no leite. Criou a marca Parmalat em 1961: juntou o nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano). Em 1963, iniciou uma pequena atividade de pasteurização para fornecer leite fresco para a cidade de Parma e as províncias vizinhas. Estava lançado o “Parmalat”, o leite de Parma. A partir daí, as inovações não deixaram de constar no dia-a-dia da empresa. Em 1966, a Parmalat implementou, no processo de industrialização do leite, o sistema sueco de esterilização UHT (Ultra High Temperature), que assegurava ao produto um prazo de validade maior. Nascia à linha de leite longa vida da empresa. Distribuído em novas embalagens de papelão – os famosos pacotes tetra pak (o nome vem do formato da embalagem, tetraedro), o produto logo conquistou a preferência dos consumidores italianos pela sua praticidade. O próximo passo era levar a novidade para outros países. O Brasil foi escolhido como o primeiro palco da investida mercadológica da Parmalat. Em 1977, foi inaugurada a primeira unidade fabril, em Minas Gerais. No ano de 1982 ingressou no mercado americano com a marca de molho de tomate POMI, começando assim sua escalada internacional. Até meados dos anos 70, 80% dos produtos da empresa eram relacionados ao leite, porém na década seguinte a Parmalat começou a diversificar seus produtos alimentícios, ingressando no mercado de sucos, vegetais, sopas, iogurtes e comidas prontas. Ficou bastante conhecida em todo o mundo por patrocinar grandes clubes de futebol e de elaborar modelos de co-gestão, contratando grandes jogadores para suas equipes. Patrocinou o Boca Juniors (Buenos Aires, Argentina), o Peñarol (Montevidéu, Uruguai), o Benfica (Lisboa, Portugal) e o Santa Cruz (Recife, Brasil). Elaborou trabalho de co-gestão com o Parma (Parma, Itália), o Palmeiras (São Paulo, Brasil) e o Esporte Clube Juventude (Caxias do Sul, Brasil).

Entendendo o Grupo Parmalat

A primeira empresa do grupo Parmalat foi a Parmalat SPA criada em 1973, depois com o objetivo de uma reestruturação financeira da companhia com o objetivo de saldar dívidas e promover a sua expansão internacional Com o apoio de uma associação de bancos italianos,foi feita uma oferta pública de ações, que resultou na aquisição de75% do capital da Parmalat Spa pela Finanziaria Centro Nord, depois chamada Parmalat Finanziaria.

A Parmalat Finanziaria permaneceu sob controle da família Tanzi (50,68% do capital votante) e é a principal holding do Grupo Parmalat. A Parmalat Spa é a sua principal subsidiária e uma das principais garantidoras de operações financeiras.

O resultado da reestruturação foi positivo em termos da maior internacionalização da empresa. Em 1990, o Grupo Parmalat estava presente em 5 países, além da Itália:Brasil (desde 1974), Alemanha (1977), França (1979), Espanha (1983) e Portugal(1990). Em 2003, o Grupo estava presente em 31países de seis continentes, incluindo: Argentina, Uruguai e Estados Unidos (1992), Rússia e Hungria (1993),Ucrânia, Venezuela, Chile, Paraguai e Colômbia (1994), México, Equador e China (1995), Romênia e Austrália (1996), Canadá, Moçambique e Rep.Dominicana (1997), África do Sul e Zâmbia (1998), Nicarágua, Cuba e Suazilândia (1999), Reino Unido ,Botsuana (2000) e Polônia (2001).

A Parmalat Brasil S.A. Indústria de Alimentos é atualmente a empresa líder do Grupo Parmalat no Brasil. Esse grupo chegou ao País por volta de 1974 e instalou sua primeira unidade industrial em 1977. Em 2003 a subsidiária brasileira respondia por cerca de 15% das receitas mundiais do Grupo.

A Parmalat Brasil foi criada em 1997, como parte de uma ampla reformulação societária, operacional e administrativa, tendo absorvido a quase totalidade das atividades operacionais e investimentos correlatos das empresas Parmalat no País.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »