TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Fluxo De Caixa

Monografias: Conceitos De Fluxo De Caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de Fluxo de Caixa.

Para uma boa administração, é necessário obter informações para que os objetivos da Empresa sejam atingidos com fins lucrativos. Em uma gestão empresarial, o fluxo de caixa é considerado um dos instrumentos mais utilizados por um administrador financeiro.

O fluxo de caixa consiste em um gráfico, que tem como objetivo visualizar um problema que envolve receitas e despesas que são ocorridas em tempo diferentes. Fluxo de caixa de um projeto consiste em uma escala horizontal onde são marcados os períodos de tempo a na qual são representados com setas para cima representando entradas, e setas para baixo representando saídas de caixa. Assim pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa.

A constituição do fluxo de caixa pode diversificar muito, entretanto as informações devem ser estruturadas diariamente, e de fisionomia acumulada.

A consequência acumulada do fluxo de caixa, quando negativa, pode exprimir o evidente: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

Os motivos das causas podem ser:

• As compras para a formação de estoque estão muito elevadas, em função ao giro de estoque da empresa.

• O período de pagamento, oferecido aos consumidores são maiores que o prazo que os fornecedores oferecem a empresa.

• Os juros bancários estão aumentando, devido operações de descontos de cheques pré-datados, duplicadas, e ainda, adiantamento dos cartões de créditos.

Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.

O meio de composição dependerá, sobretudo, da competência financeira de cada empresa, o considerável é ter o fluxo de caixa ajustado à realidade da empresa, honrando inclusive as características das referências geradas.

O saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está gerando lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. A existência do saldo final (em dinheiro, em cheques, em ticket, em bancos etc.) deve ser confirmada diariamente.

O fluxo de caixa exige do administrador financeiro um excelente conhecimento e que saiba analisar a atividade empresarial, buscando soluções para problemas, na busca da maximização da riqueza da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com