TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de função de produção agregada

Artigo: O conceito de função de produção agregada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  6.471 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique o conceito de função produção agregada. Como a função produção seria afetada por um aumento na produtividade marginal do trabalho (PMgN) para um determinado nível de produção em virtude, por exemplo, de uma maior educação da força de trabalho? De que modo essa mudança na função produção afetaria os níveis de produto e de emprego no modelo clássico?

A função de produção, baseada na tecnologia das firmas individuais, é uma relação entre os níveis da produção e os níveis de insumos. Isso significa que para gerar produto, as empresas utilizam capital (k) e trabalho (N), com uma dada tecnologia. Para cada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção, e pode ser escrita como y = F (K, N). Onde y é a produção real.

O nível de emprego do fator trabalho é determinado no mercado de trabalho, em que a demanda é definida pelas empresas que a utilizam na produção, e a oferta determinada pelos indivíduos (trabalhadores) que o possuem. Havendo uma maior educação da força de trabalho, implica que

O primeiro gráfico é da função produção, mostrando o valor de produção (y) para cada nível de emprego (N). À medida que o emprego sobe, a produção auemnta, porém a uma taxa decrescente. A inclicação da função produção ( y/ N) é positiva, mas ela diminui à medida que avançamos pela curva. O produto marginal do Trabalho (PMgN), no segundo gráfico, é o incremento ao produto resultante do acréscimo de mais uma unidade da força de trabalho. O produto marginal do trabalho é medido pela inclinação da função produção e é uma curva com inclinação negativa, quando traçada contra os níveis de emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com