TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de orçamento

Artigo: O conceito de orçamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Orçamento

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006).

As pessoas no seu dia-a-dia ou em situações especiais tomam decisões diferentes umas das outras. Mesmo diante de um mesmo problema, de alternativas idênticas em cenários iguais, às opções recairão sobre caminhos, se não opostos, pelo menos bem diferenciados. Isso ocorre porque cada pessoa percebe a realidade de uma forma específica. Reflexo de um quadro de referências resultantes de suas experiências de vida, além da influência dos aspectos culturais, crenças e valores, formação intelectual, informação acumulada, convívio com grupos sociais, etc.

Por outro lado, a obtenção da eficácia está condicionada ao direcionamento integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores, convergindo para os objetivos da organização. “Dai a necessidade de dotar os gestores de um instrumento que os apóie na escolha da melhor alternativa de ação...” (Almeida, 1996, p.11) no processo de tomada de decisão da empresa.

Como afirma Lemes (1996. p.64), citando Catelli e Guerreiro, o resultado da empresa depende do resultado propiciado pelas diversas áreas de responsabilidade; o resultado de cada área, do resultado de atividades; o resultado de cada atividade, das transações ocorridas. A formação do resultado econômico é evidenciada.

De acordo com CARVALHO et. al. (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objetivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objetivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir."

• Habilidade de entender os outros e saber negociar;

• Força para ser justo, a fim de colocar as pessoas e alocar os recursos onde serão mais eficientes;

• Eficiência sobre os aspectos críticos do desempenho ao gerir as tarefas de marketing;

• Habilidade de criar uma ambiente informal propício para enfrentar cada problema com o qual se defronte.

Visão: Estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir? Normalmente a resposta a esta questão é formulada em função das análises internas e externas efetuadas e condicionada por essas análises.

Valores: Conjunto de sentimentos que estruturam, ou pretendem estruturar, a cultura e a prática da organização.

Missão: Objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com