TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de orçamento e sua importância na organização

Trabalho acadêmico: O conceito de orçamento e sua importância na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 conceito de orçamento e sua importância na organização

. Conceito de Orçamento

. As vantagens do Orçamento para a Organização

. Citar os principais tipos de orçamento

2.2 Orçamento Mestre e sua divisão

. Conceito de Orçamento Mestre e sua divisão ( Orçamento Operacional e Financeiro)

.Descreva quem ultiliza o Orçamento Mestre, de que forma e para que?

2.3 Orçamento Operacional e Financeiro

. Conceito de Orçamento Operacional e contextualização;

. Conceito de Orçamento Financeiro e contextualização;

2.4 A importância da tributação para Elaboração do Orçamento Operacional

2.5 As demonstrações contabeis e suas contribuições para o Orçamento

2.6 A contribuição dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus realizado.

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo principal o orçamento na gestão financeira bem como a importância das vantagens e de um bom planejamento e suas atividades. O enfoque principal deste trabalho e a realização do ambiente de negócios muitas delas produzida na globalização. Além de tudo que já foi mencionado, será realizado também o aprimoramento de seus processos de planejamento e avaliação de controle. Oorçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa.

DESENVOLVIMENTO

2.1 conceito de orçamento e sua importância na organização

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de R$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

Outro exemplo de orçamento, pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajarcom determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de U$S 500 para umas férias de quatro dias, e no segundo dia já tem gastado uns U$S 400… ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar as despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viagem.

O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto: “Ontem, o eletricista estava em casa e me deixou o seu orçamento diz que a nova instalação será de U$S 150 “, “o nosso orçamento para o criar um site é de U$S 200, excluindo os custos de manutenção mensal. ”

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

As vantagens doOrçamento para a Organização

Um orçamento, quer pessoal quer familiar, apresenta vantagens como:

• Controlo: com um orçamento podes controlar os teus gastos, ajuda-te a

• Organização: mesmo o orçamento mais simples permite sistematizar ou dividir os recursos por categorias de despesas e poupanças

• Comunicação: quando um orçamento é familiar permite que toda a família participe na sua elaboração, podendo então discutir as prioridades;

• Conhecimento: podes saber sempre com algum rigor o estado das tuas finanças, funcionando como instrumento de auto-educação que mostra como gastas os teus recursos;

• Aproveitar as oportunidades: sabendo quanto tens de forma exacta podes aproveitar uma oportunidade que surja de forma inesperada;

• Ganhos de tempo: a maior organização das despesas resultante da elaboração do orçamento permite, a prazo, poupar tempo;

• Ganhos monetários: uma maior racionalização das despesas resultante da elaboração de um orçamento vai permitir poupanças adicionais que poderão se aplicadas por forma a gerar um rendimento extra.

Citar os principais tipos de orçamento

Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

Osistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com