TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O direito à cidadania no contexto de envelhecimento progressivo da população brasileira

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Rafael B. Oliveira 23MB2

O direito à cidadania no contexto de envelhecimento progressivo da população brasileira

Pesquisas:

  • Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que, em dez anos, a parcela de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu de 9,8% para 14,3% da população, considerando o período de 2005 a 2015.

  • De acordo com Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho deste ano, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039.

  • O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para 1 a 4 anos de reclusão. Por fim, se o resultado for morte, a pena é de 4 a 12 anos de reclusão.
  • Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social.
  • O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.
  • Locais para buscar orientação ou denunciar: – unidades municipais de saúde; – delegacias; – disque 100 (Direitos Humanos); – 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente)
  • No Brasil parece que ser velho é deselegante” (Junia de Vilhena), psicóloga e coordenadora do LIPIS (Laboratório Interdisciplinaridade Pesquisa e Intervenção Social, PUC- Rio de Janeiro).

Projeto de texto

  1. Introdução:

Música “Envelhecer” de Arnaldo Antunes: visão otimista do envelhecimento

Oposição ao quadro brasileiro atual de desrespeito e violência contra os idosos

Tese:  A dignidade e direito de cidadão dos idosos são ameaçados, em vista da violência acarretada pela desvalorização dessa parcela populacional e da falta de preparação estatal diante ao envelhecimento acelerado no país.

  1. Primeiro argumento

Maus tratos, abandono revelam a falta de carência pelos idosos

Leis, Lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso, visam a proteção do idoso, no entanto não há uma fiscalização eficiente, os números permanecem alarmantes.

Uso da pesquisa:

De acordo com Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho deste ano, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com