TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Direito Cidadania

Artigos Científicos: Sociedade Direito Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

KAMILLA SANTOS RIOS

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA

FEIRA DE SANTANA

2014

KAMILLA SANTOS RIOS

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA

Atividade de análise como pré-requisito para crescimento intelectual e para aprovação na primeira unidade do semestre de 2014.1 da disciplina Sociedade Direito e Cidadania ao curso de Administração da UNIFACS – Universidade Salvador Bahia.

Professor: Leila Leandra César Guevera

Tutor: João Carlos C. Correa

Feira de Santana

2014

SUMÁRIO

1. QUESTÃO 1 ................................................................................. 4

2. QUESTÃO 2 ................................................................................. 5

3. QUESTÃO 3 ................................................................................. 6

4. QUESTÃO 4 ................................................................................. 7

5. REFERÊNCIAS ................................................................................ 9

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta: (01 Página no máximo)

Valor: 0,5

A cultura de massa é uma mercadoria, que visa sempre gerar o lucro. Os produtos são muito parecidos, perdendo assim a sua individualidade. As pessoas, que antes eram importantes para a produção cultural, limitam-se a apenas exercer o papel de consumidoras, tornando-se secundárias nesse sistema. Além disso, elas também perdem a autonomia. Os indivíduos passam a querer um determinado produto não pela necessidade, mas por todos terem.

A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba.

Indústria Cultural: Conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, jornais, revistas; que são elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos, educar e informar. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, na Indústria Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

Quanto maior a coerção exercida sobre os transgressores, mais importantes são as regras para a sociedade. A sanção espontânea é um instrumento de coibição e repúdio infligido a agentes sociais desviantes usadas em qualquer tipo de sociedade, inclusive na nossa – complexa, diferenciada, altamente especializada. A sanções Legais são as leis expressas da sociedade, como por exemplo, o código penal brasileiro.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

Teoricamente as políticas públicas seriam voltadas para atender as necessidades gerais da população. Através delas é que os BONS GOVERNANTES procuram melhorar, de forma contínua, a sociedade nos mais diversos pontos: saúde, saneamento, segurança, lazer, turismo, etc.

É importante perceber que o processo de constituição de uma política pública começa bem antes da formulação da agenda com as demandas derivadas da sociedade, constituída enquanto grupo organizado. Este grupo possui interesses específicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com