TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do investimento de um projeto

Artigo: O estudo do investimento de um projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Artigo  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo do investimento de um projeto tem por objetivo estimar o total de recursos de capital que serão necessários para a sua realização.

Esse estudo é de grande importância no conjunto dos elementos necessários à elaboração de um projeto, pois tem função da estimativa dos investimentos e é que serão estruturados os esquemas de financiamento do projeto e, em consequência, avaliados os seus custos de capital, a sua rentabilidade, em termos privados, e sua prioridade, do ponto de vista macroeconômico.

Definições Básicas: Podemos definir como investimento qualquer aplicação de recursos de capitais com vista à obtenção de um fluxo de benefícios, ao longo de um determinado período futuro.

Do ponto de vista financeiro, o investimento corresponde a uma “imobilização” de recursos no sentido de que estes são aplicados com o objetivo de permanecerem investidos na atividade selecionada por um período relativo de longo.

Gastos de investimento vs. Custos de produção.

À primeira vista, podemos identificar como gastos de investimento todos aqueles realizados no período de implantação do projeto, enquanto seriam considerados custos normais de produção os gastos efetuados com o período de funcionamento.

A adoção desse critério é perfeitamente aceitável quando as fases de instalação e funcionamento de um projeto estão perfeitamente delimitadas. Todavia, nem sempre isso ocorre. Em determinadas circunstancias podemos ter projetos em que a fase de implantação se superpõe à fase de funcionamento, durante um certo período de tempo.

Por isso, não podemos fugir a uma definição mais analítica, identificando como investimento todo gasto ou sacrifício econômico cujos efeitos se reflitam a toda a vida de um projeto, custos e produção seriem aqueles dispendidos que podem ser imputados a um período específico da vida do projeto.

Classificação, segundo a Friendrich Vera Lutz.

Insumo singular - Produto continuo: O investimento é feito uma vez, enquanto a produção subsequente se distribui por vários anos.

Insumo Singular – Produto singular: O investimento se distribui por vários anos mas a produção é obtida em um único ano.

Insumo contínuo – Produto singular: Investimento se distribui por vários anos mas a produção é obtida em um único ano.

Insumo contínuo – produto contínuo: Tanto os investimentos como a exportação escalonam e se superpõem por vários anos.

De um modo geral, os gastos com investimentos são relacionados com a aquisição dos fatores considerados fixos – terrenos, equipamentos, edifícios. Em sentido contrário, os custos de operação estão relacionados a aquisição de fatores considerados variáveis – mão-de-obra, transportes, energia, etc.

Capital fixo e Capital de trabalho

De um ponto de vista estritamente material ou físico, há uma distinção entre capital fixo e capital de trabalho, no sentido de que o primeiro corresponde a uma imobilização de recursos na aquisição de um conjunto de bens que não se espera que venham ser objeto de transações correntes. Enquanto o segundo corresponde a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com