TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poder de monopsônio

Artigo: O poder de monopsônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

1) Letra “E”

2) O papel das agências reguladoras é disciplinar a atuação dos agentes econômicos de forma a garantir o bem-estar dos consumidores. O monopólio é uma situação de falha de mercado. Ele ocorre seja em função do volume do investimento inicial necessário ao início da produção do bem ou oferta de serviço que limita o ingresso de outros concorrentes, seja em função da natureza do bem produzido ou oferecido (o monopólio natural) que não admite mais de um produtor ou prestador de serviço. Assim, no monopólio, há um agente econômico que atua com poder de mercado.

Devido ao fato de haver um agente econômico com controle sobre o mercado, a lógica de que o preço do bem ou serviço é dado pelo equilíbrio entre oferta e demanda é subvertida. Quando há uma situação de monopólio, o agente monopolista deixa de ser um tomador de preços e passa a impor preços ao mercado. Enquanto sob o controle do Estado, a atividade visava, principalmente, produzir o bem-estar social. Já, sob o controle da empresa privada – como agente econômico racional -, o objetivo é a maximização dos lucros. Logo, no contexto de monopólio privado, a possibilidade de abuso aumenta.

Nessa situação, o papel da agência reguladora ao proteger o bem-estar coletivo assume fundamental importância. Primeiro, ao produzir marco regulatório em que disciplina a natureza e a qualidade do serviço, garante o abastecimento do bem, estabelece as regras de preços e reajustes e de assistência ao usuário. Segundo, ao efetivamente supervisionar e controlar a atividade da empresa e a sua atuação no mercado. Por fim, ao impor política de preços máximos de forma, por um lado, a impedir o abuso no aumento de preços (e permitir o acesso de todos) e, por outro, ao evitar o risco de desabastecimento ou de suspensão do provimento de serviços.

3) Letra “C”

4) Letra (B).

(A) CERTO. Na presença de poder de monopsônio, os preços e as quantidades se situam em níveis menores do que o fariam em situação de concorrência perfeita. A despesa marginal corresponde à variação na despesa total associada à mudança na quantidade comprada. No caso de umaempresa que concorre com muitas outras empresas para comprar insumos, a despesa marginal é igual à despesa média (preço). No caso de um monopsonista, a curva de despesa marginal está localizada acima da curva de despesa média, pois a decisão de comprar uma unidade adicional eleva o preço pago por todas as unidades, incluindo a última. Todas as empresas compram insumos até o ponto em que o valor marginal da última unidade se torna igual à despesa marginal com aquela unidade. Isso vale tanto para o comprador competitivo como para o monopsonista. Entretanto, dado que a curva de despesa marginal do monopsonista se situa acima da curva de despesa média, e que a curva de valor marginal é negativamente inclinada, o monopsonista compra uma quantidade menor que no caso de um mercado competitivo.

(B) ERRADO, essa é a definição de oligopólio. Oligopsônio é uma situação de pequeno número de compradores.

(C) CERTO, por definição.

(D) CERTO. O poder de monopsônio refere-se ao poder de mercado do comprador e ocorre geralmente no mercado de fatores de produção. Um comprador que se defronte com uma curva de oferta de fatores positivamente inclinada possui algum poder de monopsônio. Em um mercado competitivo, o vendedor se defronta com uma curva de demanda de mercado perfeitamente elástica e o comprador com uma curva de oferta também perfeitamente elástica. Logo, qualquer característica do mercado que gere uma curva de oferta com elasticidade menor do que infinita (por exemplo, a existência de um pequeno número de compradores ou a prática de conluio entre os compradores) confere ao comprador algum poder de monopsônio.

5) O monopólio natural é uma atividade produtiva em que, por razões técnicas, é inviável a existência de mais de um produtor, dada a insuperável vantagem em termos de custos de produção do produtor já existente. A distribuição de água ou de eletricidade em uma cidade são exemplos disso: dada a necessidade de uma rede extensa de canos ou de cabos, seria impraticável a entrada de novos fornecedores. O fornecimento de bens ou serviços que têm essa característica em geral é feito por entidade estatal, ou é regulado pelo estado.

6) A concorrência monopolística é uma forma de organização típica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com