TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de desenvolvimento econômico do Brasil

Monografia: O processo de desenvolvimento econômico do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Monografia  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 13

JOÃO PEREIRA BASTOS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Araguaina-To

Junho/2013

RESUMO

A analise desse desafio compreende em conhecer os tributos onde desempenham um papel fundamental na economia do país, pois a partir deles é que o governo consegue captar recursos para custear os gastos públicos como saúde, segurança, educação, transporte, cultura etc. No Brasil, o dinheiro arrecadado em tributos muitas vezes onera significativamente o custo da empresa, minando-a, às vezes, do mercado de trabalho e, além disto, a sociedade permanece à mercê de investimentos no país que deveriam estar sendo feitos através das arrecadações.

É preciso que os gestores tenham ferramentas necessárias para minimizar seus custos e que a sociedade tenha conhecimento do quão representativo é a incidência dos impostos sob o PIB brasileiro. Para tanto, é importante que os gestores empreendam um planejamento fiscal e tributário eficaz enquanto a reforma tributária não é feita no país. Tendo em vista tais desafios, tanto para os gestores quanto para a sociedade, este trabalho esboça algumas diretrizes para o conhecimento dos tributos, seu reflexo na sociedade através de estatísticas comparativas do Brasil, bem como de outros países e algumas ferramentas que auxiliem os gestores na administração dos dados fiscais e tributários.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................05

PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB.......................................................................06

INDICE DE GINI.........................................................................................................07

A CURVA DE LORENZE ..........................................................................................08

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO- IDH ............................................09

OS REFLEXOS DA CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL E ANÁLISE COMPARADA AO BRIC........................................................................................... 11

DESENVOLVIMENTO DO IDH DA CIDADE DE ARAGUAINA-TO...................13

INFLUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS HABITANTES DA REGIÃO DE ARAGUAINA-TO...........14

EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAISES BRICS.....15

CONCLUSÃO.............................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................18

INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento econômico Brasileiro, desde os primórdios da ocupação econômica até o período de expansão urbano-industrial causou intenso e velozmovimento migratório campo-cidade sem que ocorresse a concomitante oferta de infraestrutura urbana e habitações, o que resultou em assentamentos precários e com impactos ambientais e sociais bastante significativos.

Etapa importante para se aprofundar o conhecimento sobre o Desenvolvimento Econômico, principalmente no pais como o Brasil.

As mudanças recentes na economia mundial provocadas pelo rápido crescimento das economias emergentes lideradas pela China, Índia, Rússia e em menor medida o Brasil, os chamados Brics, constitui-se em um grande desafio ao sistema global de poder construído no Pós-guerra, sob a hegemonia dos Estados Unidos e da Europa. Como afirma,Pisani-Ferry, “uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos Estados Unidos e pela Europa é lidar com a integração dos novos participantes e. sobretudo os Brics – na economia mundial e no sistema multilateral global”.

05

PRODUTO INTERNO BRUTO ( PIB )

No final dos anos 80, os resultados de estudos originais elaborados por Fernando Fajnzylber se tornaram a base do projeto de transformação produtiva com equidade. Utilizando-se de informações do Banco Mundial, Fajnzylber investigou o ritmo de crescimento anual do PIB (per capta) de diversos países caracterizadas como industrialização tardia, incluindo os países latino-americanos, no período de 1965 a 1986, bem como a variação no nível de equidade desses países, medido pela relação entre a renda de 40% da população de renda mais baixa e 10% da população de renda mais alta. Para países avançados essa relação de equidade resultou num quociente de 0,8, o que significa que os 40% da população de renda mais baixa tinha uma renda equivalente a 80% da renda dos 10% mais ricos, e o crescimento anual médio do PIB para o período analisado foi de 2,4% ( Fajnzylber 1990ª ).

Para comparar analiticamente a evolução dos países de industrialização tardia nesses dois critérios, procedeu-se ao cruzamento dessas duas variáveis, tendo como linha divisória do dinamismo o crescimento médio do PIB per capta dos países avançados no período de 1965 a 1986 – 2,4% -, e como linha divisória da equidade a relação entre os 40% mais pobres e os 10% mais ricos, tomando o cuidado de utilizar como meta somente a metade do nível da equidade prevalecente nos países industrializados, ou seja 0,4. Cruzando essas duas variáveis, gerou-se uma matriz de dupla entrada que mostrava quais países havia alcançado ( ou não ) a taxa de crescimento definida como meta e o nível de distribuição considerado desejável.

06

ÍNDICE DE GINI

O Índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com