TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você quer dizer com organização?

Resenha: O que você quer dizer com organização?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O que você entende por organização?

Organização é um grupo de pessoas, formado por dois ou mais indivíduos que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo comum. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Dentro das empresas é fundamental nas funções de liderança, haver planejamento e controle dos recursos humanos e materiais, financeiros e tecnológicos. Ela pode ser formal ou informal, uma organização formal é planejada e estruturada, seguindo um padrão, por sua vez, a informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas.

A contabilidade é a ciência social que estuda a análise e interpreta a situação financeira, econômica e patrimonial das entidades. Ela pode ser considerada como um sistema de informação destinado a ajudar seus usuários a tomar decisões.

A história da contabilidade tão antiga quanto a história das civilizações surgiu no tempo do homem primitivo, onde se vivia da caça, da pesca, rebanhos e da coleta de alimentos, já havia indícios da pratica rudimentar da contabilidade usando folhas, pedaços de ossos e pequenas pedras de diversos tamanhos.

A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia no atual Iraque, os homens começaram a registrar os seus patrimônios, assim os primeiros livros contábeis foram escritos em papiro.

Os fenícios desenvolveram as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros por símbolo. Já os romanos, entre outros fatores, dissiparam um sistema jurídico da contabilidade organizada, o que de fato não conseguiu impedir a queda do império romano.

No meio do renascimento, surgiu Frade Franciscano, chamado de Luca Pacioli, um autor de um livro que expõe o método das Partidas dobradas, que é conhecido como um princípio contato, afirmando que todo lançamento a crédito em uma conta fará que surja outra conta onde será registrada a mesma importância a débito.

No ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto, chegaram entre outras pessoas os provedores da fazenda, que também intitulavam o cargo de contador. A partir desse momento as cartas régias passaram a regulamentar os princípios contábeis instituindo cargos e funções na administração das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com