TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sociologia?

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Sociologia

Sempre houve discussões sobre papel da sociologia na sociedade, em muitos países quando governados por militares a sociologia já chegou a ser proibida, e acusada de ser um disfarce do marxismo e da revolução.

Mas para muitos a sociologia sempre teve o papel de explicar as inter-relações sociais; mas ela vai muito alem, segue por um caminho que tem a intenção de interferir no rumo desta civilização.

O termo sociologia surgiu somente em 1830, mas acontecimentos como as duas revoluções (industrial e francesa), que cravaram o capitalismo, iniciaram estes pensamentos que desencadearam na sociologia. A sociologia não é fruto de um único filosofo ou cientista, e sim de um conjunto de pensadores que se empenharam para compreender as novas situações de existência.

Esta sociedade que eles procuravam entender vinha em constantes mudanças, à industrialização a manufatura e o sistema fabril, vieram por acabar com as pequenas propriedades rurais, ocasionando em uma superpopulação urbana, vivendo em regimes trabalhistas, sendo explorados por salários de subsistência.

Este padrão de capitalismo ocasionou e desencadeou varias revoltas, e uma luta eterna das classes operarias contra seus empregadores.

A

sociologia ao mesmo tempo em que buscava entender a sociedade, analisavam e buscavam modos de aplicar mudanças.

Foi a partir do sec. XVIII com os Iluministas, que com o uso da razão e das observações que conferiram uma clara dimensão critica e negadora ao conhecimento, com isso a sociologia se transformou em um instrumento que permitia vislumbrar outras possibilidades de existência social alem das existentes.

Após as revoluções, a queda do sistema feudal e a tomada de poder pela classe burguesa, a sociologia tomou outro rumo, e não tinha mais o objetivo de conduzir a revolução, e sim o de organizar e conduzir ao aperfeiçoamento da sociedade, levando a estabilização de uma nova ordem.

Aos poucos a sociologia se torna um objeto autônomo, e independente dos fenômenos econômicos, é nesse contexto que a sociologia vincula-se ao socialismo e passa a estar ao lado dos interesses da classe trabalhadora.

O Desenvolvimento

Se o surgimento da sociologia se deparava com um crescimento do capitalismo, o desenvolvimento da mesma se encontrava em meio a uma sociedade que se distanciava dos seus propósitos de igualdade e fraternidade, e era cada vez mais violenta para assegurar a sua dominação, e cada vez mais se distanciava do modelo de perfeição do capitalismo.

Com a influência do socialismo na sociologia, ela por muito tempo foi ignorada e marginalizada pelos institutos de pesquisa, forçando os estudiosos do nosso tempo a trabalhar segundo o interesse de terceiros, que financiavam suas pesquisas em troca de seus próprios interesses, tornando muito difícil um estudo critico e imparcial da realidade.

No inicio do sec. XX, nas três primeiras décadas foi à época que se teve grandes avanços nos estudos e pesquisas, pois os capitalistas burgueses não conseguiam suprimir a curiosidade dos sociólogos da época. Nesta época houve importantes pesquisas como as formações históricas do capitalismo, e também rica analise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com