TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O verdadeiro problema nos países em desenvolvimento: a questão sobre o preço de bens, que são matérias-primas

Artigo: O verdadeiro problema nos países em desenvolvimento: a questão sobre o preço de bens, que são matérias-primas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  349 Visualizações

A questão do preço das commodities que são matérias-primas tem sido um real problema de países emergentes,pois a medida que o país cresce,necessita de um maior número de commodities,e quando aumenta a demanda não é possível que se aumente a produção rapidamente.

Em tempos de desaceleração, entretanto, como o que vivemos agora, a demanda por commodities pode cair bastante. A redução de investimentos e produção nas indústrias e a queda no emprego levam à diminuição na demanda por commodities como o petróleo. Com mais oferta do que demanda, os preços caem. Há um consolo: produtos básicos, como a soja, tendem a ser os últimos cortados em caso de aperto no orçamento e matérias-primas, em geral, são de difícil substituição no curto prazo.

Pelo efeito depressivo sobre a demanda, a crise econômica pode prejudicar países como o Brasil, grande produtor e exportador de commodities, como o petróleo, o café, o minério de ferro, a soja e o alumínio. Os efeitos dependem muito do nível e da duração da desaceleração mundial. Até agora, muitos produtores de commodities já cortaram investimentos. Alguns economistas apostam no fato de o Brasil não ter mais uma pauta de exportações exclusiva de commodities. Outros ainda acreditam na manutenção da demanda chinesa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com