TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO

Por:   •  20/2/2018  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO (INPCA)

        O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, popularmente conhecido como IPCA, é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apartir do ano de 1979, com divulgação em 1980. Trata-se do índice oficial, utilizado pelo Governo Federal para acompanhar a inflação no país.

 Inicialmente, o índice foi instituído com o propósito de sanar as falhas e inconsistências quanto as demonstrações financeiras das companhias de capital aberto.

        Entretanto, desde o ano de 1999, o Banco Central do Brasil passou a utilizar o índice oficialmente no acompanhamente das metas de inflação. Vale ressaltar que, os preços aferidos são os cobrados ao consumidor à vista. A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Os dados que compõem o índice, são obtidos através de pesquisa  realizada em Brasília/DF e nas regiões metropolitanas das seguintes capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, e Goiânia, entre as famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

Trata-se de um indicador econômico de extrema importância para a Gestão Pública, principalmente no âmbito Federal, haja vista sua relação direta com a inflação. Isso ocorre, devido ao fato de que o controle da inflação pelo Estado é fundamental para a manutenção do valor da moeda e do poder de compra pela população.

 Por isso, é fundamental que além dos demais indicadores econômicos, a atuação da Gestão Pública seja pautada também no indicador em análise. Por essa razão, quando o IPCA divulgado pelo IBGE demonstra  que a inflação real encontra-se acima da meta estipulada pelo Governo, o Banco Central inicia sua atuação junto à economia,  buscando por meio de instrumentos próprios, o controle da elevação dos preços, iniciando um ciclo de alta da taxa básica de juros.

Acerca da inflação, de forma bastante sintetizada, é preciso entender que  é um processo de elevação de preços que ocorre quando a procura por um bem ou serviço é maior do que a capacidade de uma economia produzir esse mesmo bem. Em suma, a inflação pode ser de oferta, quando há escassez de produto, ou, ainda, de demanda, quando a procura sobrepõe a oferta. 

        Este indicador econômico é mensal e bastante atualizado, por essa razão, mostra-se com um alto grau de confiabilidade.

Pode ser classificado como um indicador antecendente, que monitora o setor econômico e influencia diretamente nas decisões do Governo Federal. Trata-se de um instrumento de previsão da economia.

         O IPCA, juntamente com o INPC – 1 a 8 s.m. , faz parte do Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor, sistema que verifica o  comportamento da variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias conforme renda, e por tratar-se de um índice de preços ao consumidor, os dados são denominados como conjunturais, ou seja, é referido a eventos cíclicos da conjuntura econômica, caracterizado por ser bem mais sensível a flutuações de curto prazo, e, por isso, também sofre as influências da sazonalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com